Tamanho da fonte

 Educação
Quarta-feira - 07/07/2021

Famílias de alunos das UEI’s começam receber nova remessa de kits de alimentos da merenda escolar


Foto: Allan Phablo/PMM

As famílias de alunos das Unidades de Educação Infantil (UEI's) do município começaram a receber nova remessa dos kits de alimentos da merenda escolar, nesta quarta-feira (7). A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou o cronograma de distribuição pelas UEI's da Zona Rural. Os alunos de todas as Unidades de Educação Infantil de Mossoró receberão os kits. Ao todo, 6. 106 kits da merenda escolar serão entregues pelas UEI’s. Na segunda etapa, os kits receberam reforço na qualidade e quantidade de itens alimentícios.

A SME iniciou a distribuição dos kits com alimentos para substituir a alimentação da merenda escolar que é oferecida pelas escolas aos estudantes quando as aulas são presenciais. Enquanto as atividades escolares são realizadas na modalidade remota, a Secretaria Municipal de Educação fará a distribuição de kits com alimentos, que foram elaborados com orientações de nutricionistas para suprir as necessidades nutricionais dos alunos.

Após a primeira distribuição do Ano Letivo de 2021 realizada em março deste ano, a SME novamente beneficia as famílias dos alunos de 37 UEI’s do município. O cronograma de entrega começou pela Zona Rural, mas também atenderá as crianças matriculadas nas Unidades de Educação Infantil na Zona Urbana de Mossoró até o dia 23 de julho.

“Estamos começando hoje aqui na Maísa, fazendo a distribuição da segunda remessa dos kits da merenda escolar. Nesta segunda edição, nós apresentamos uma variedade maior de gêneros alimentícios e de quantidade também. São mais 6.100 crianças que vão receber agora nas Unidades de Educação Infantil, cuja entrega é responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Educação. Mais de 65 mil quilos de alimentos estão sendo entregues a partir de hoje nas Unidades de Educação Infantil, contemplando a agricultura familiar e uma variedade maior de itens. Estamos muitos felizes de estarmos aqui hoje na Maísa iniciando essa entrega que começa pela Zona Rural, mas que também contemplará todas as Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino”, destacou a secretária de Educação Hubeônia Alencar.

Na Maísa, 192 crianças matriculadas nas 11 turmas da UEI Tia Aldaniza (sede), dos anexos do Poço 10 e APAMA receberão os kits da merenda escolar. Os pais e responsáveis dos alunos foram convocados para o recebimento dos alimentos seguindo os protocolos de distanciamento social na entrega para evitar propagação da Covid-19. “Nos utilizamos os grupos da escola para comunicarmos em relação aos pais para virem buscar os kits de acordo com os turnos. A nossa logística é passar dois dias entregando os kits devido aos alimentos da agricultura familiar que não pode esperar muito tempo. Até sexta-feira estaremos fazendo essas entregas e em casos de sobrar kits convocaremos novamente as famílias”, informou Wildma Soares, diretora da UEI Tia Aldaniza.

A dona de casa Marta Gerusa tem uma afilhada de 3 anos que estuda na UEI Tia Aldaniza. Ela compareceu para receber o kit da merenda escolar distribuído pela prefeitura e agradeceu a iniciativa. “Para mim é uma ajuda muito boa porque tem muitas mães de famílias que não têm o lanche para as crianças. É uma ajuda muito bem-vinda, com certeza vai ajudar”, disse.

Marta Gerusa aprovou a iniciativa de distribuir a merenda escolar em kits para os alunos

O vigilante Cleber Pereira também aprovou a iniciativa de distribuir alimentos da merenda escolar para os alunos durante a pandemia. Ele pai de um aluno de 5 anos que matriculado na UEI Tia Aldaniza.

“No meu ponto de vista é uma grande iniciativa porque por esse tempo de pandemia isso vai ajudar muitas famílias que tem precisão. Receber esses alimentos é uma iniciativa enorme, gratificante. Acho que a população vai agradecer muito”, ressaltou o pai do aluno.

Mais alimentos
O kit de alimentação contêm gêneros alimentícios da produção da Agricultura Familiar, dentre os itens, batata-doce, macaxeira e polpa de frutas. A compra de produtos da Agricultura Familiar ultrapassa os 30% mínimos exigidos por lei. Os produtos foram produzidos pelos agricultores e agricultoras de duas cooperativas: Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (Coodap) e Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COOAFAM). O kit contêm ainda arroz, farinha de mandioca, feijão carioca, flocos de milho, leite em pó integral, macarrão e ovos. No segundo kit de merenda escolar deste ano, a SME incluiu 1 kg de peito de frango e aumentou a quantidade de quilos de feijão, farinha de mandioca e de ovos.

A Secretaria Municipal de Educação também atenderá 31 alunos com restrições alimentares entregando kits especiais com alimentos que possam ser consumidos por eles, considerando as restrições geradas por doenças. “Nós tivemos todo o cuidado de atender os alunos com necessidades alimentares especiais. No caso das Unidades de Educação Infantil, são 31 alunos que iremos atender. Dentre as cinco patologias, que nós recebemos laudos médicos, são alunos com diabetes, alergia a proteína do leite de vaca (APLV), intolerância a lactose, APLV e intolerância ao glúten”, explicou Leila Paiva, nutricionista do Setor de Alimentação Escolar.

A distribuição dos kits de alimentos da merenda escolar é acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar. A entidade foi convidada pela SME para acompanhar e fiscalizar a entrega.

Os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró também serão beneficiados com os kits da merenda escolar nessa segunda etapa. Porém, cada escola tem um cronograma de distribuição devido à modalidade de compras dos alimentos ser diferenciada. “As escolas seguem um cronograma próprio porque é uma Compra Direta, mas também está em processo de organização para começar a entrega”, afirmou a secretária de Educação Hubeônia Alencar.

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)