Tamanho da fonte

Sexta-feira - 16/07/2021

Escritor Marcus Vinicius lançará livro “Contos da boca da noite” com apoio da Prefeitura de Mossoró

Foto: Allan Phablo/PMM

Algumas histórias do imaginário popular tradicionalmente contadas em rodas de conversas foram reunidas e serão contadas no livro “Contos da boca da noite”. A obra de ficção é de autoria do professor, escritor e contador de história Marcus Vinicius. O livro é um dos projetos contemplados na Lei Aldir Blanc, em edital da Prefeitura de Mossoró. “Contos da boca da noite” será lançado em evento híbrido, no próximo dia 24 de julho.

Contemplado em edital da Lei Aldir Blanc lançado pela Secretaria Municipal de Cultura em projeto inscrito por Márcio Aquino que é diretor da Escola Portela Mossoroense, o livro reúne elementos do imaginário popular, que surgem em histórias que marcaram as gerações que tinham a tradição de se reunirem em rodas de amigos.

“O livro surgiu no ano passado no processo de pandemia. Na quarentena, eu comecei a escrever e a ideia original era fazer apenas um espetáculo de contação de história para três amigas minhas: Aparecida, Goreth e Martha Norberto. A priori, a ideia tinha o nome As Fazedoras de Fuxico. Daí foi se ampliando e quando saiu o edital eu já tinha praticamente nove histórias prontas, eu fiz mais duas e o livro é formado de 11 histórias de ficção. Àquelas que residem no imaginário popular da gente da época que não existia energia elétrica, que era contada nos terreiros da casa da gente”, revelou o escritor.

Dentre os 11 contos do livro, três envolvem noivas: “O pacto da noiva com chifrudo”; “Noiva do capeta por inocência”; e “A noiva beata abandonada no altar”. As inspirações do autor surgem a partir de leituras de Jorge Amado, Câmara Cascudo e histórias populares. “O fabuloso caso de amor encantado”, que é uma história que se passa no circo, também é um dos contos.

“São três histórias de noivas que se encantaram e que foram encantadas. Aí temos ainda o Trágico amor de dona Milagrosa e o belo Belarmino, O Segredo dos Anéis, O Bem com bem se paga, que são três histórias que surgem a partir dos comentários, das falas e daquilo que se fala no povo cigano. O mal por si só se destrói, Existe segredo a ser revelado e O fim da história são três contos que tem uma sequência, a gente vai para o imaginário dos amores, dos encantamentos, do mundo da ficção, da assombração que antigamente falava muito forte dentro da gente. Seu Zé Pelintra não promete pra falar, que é a última história quando a gente acredita na cartomante, na questão da adivinhação, de você ler o futuro e fazer suas mandingas para conseguir o que você quer. São 11 histórias costuradas nesses costumes, nesse imaginário popular. Vou me inspirando naquilo vou vendo, olhando e lendo. É um realismo fantástico de tudo aquilo que está impregnado na cultura popular”, destacou Marcus Vinicius.

O lançamento será no dia 24 de julho, a partir das 18h, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), Regional Mossoró. Na programação do lançamento haverá apresentação musical de Symara Tâmara, cordel com Ilana Kelly, performance cênica Cicero Lima, intervenção social com contação de histórias pelo O andarilho de Mossoró Rogenildo, Maria Goreth Arteira contará histórias e Gisele se apresentará na sanfona. O lançamento será transmitido no canal da Tenda Educacional (https://www.youtube.com/c/TendaEducacionalOficial/featured).

“Todos e todas são convidados, mas terá um público presencial limitado de 60 pessoas. Também vai ser transmitido pela Tenda Educacional no seu canal no YouTube. Teremos todas as medidas de segurança possíveis porque estamos ainda em pandemia e não podemos ainda vacilar. Nesse dia também teremos um momento de interação com música, histórias e intervenção cultural. Temos o apoio do SINTE e do Sindserpum. A ideia do lançamento é reunir as pessoas como se fosse o terreiro da casa e nós vamos tomar café com pão e manteiga. A ideia da boca da noite, o momento das 18h que as pessoas voltavam da roça, lavavam as mãos e o rosto, se reunia no terreio de casa para fazer sua prece e nesse momento as pessoas aproveitavam o sereno, as estrelas, o céu e a lua para contar suas histórias”, concluiu o escritor.

A venda prévia do livro e a reserva para participação no lançamento podem ser feitas por meio do telefone (84) 99967-3341. “Contos da boca da noite” tem capa criada pela professora e artesã mossoroense Carmem Ariane, a revisão do livro foi feita por Symara Tâmara e produção de Márcio Aquino. A obra foi editada pela editora Queima Bucha.

Sobre o autor
Marcus Vinicius é formado em Letras pela UERN, pós-graduado em Psicologia Escolar da Aprendizagem e Docência do Ensino Superior. Esse é o quarto livro do escritor. O primeiro foi de poesia “Palavras ditas” (2009 - Coleção Mossoroense), o segundo foi um livro infantil “Uma história bem contada (2019 - Queima Bucha) e o terceiro foi “O auto da mula sem cabeça” (2021 – Queima Bucha; Prêmio Fomento Maurício de Oliveira). Outros três livros serão lançados até final do ano pelo escritor, que também foram contemplados pela Lei Aldir Blanc por meio de projetos de artistas parceiros. Marcus Vinicius também já publicou textos em coletâneas da Academia Mossoroense de Letras (AMOL). Também já publicou artigo “Mulheres às margens” em ebook lançado pela UERN. Além outras publicações também pela UERN e UFRN. O escritor já foi premiado em 1º lugar no Concurso de Poesia, em 5º lugar do Concurso de Contos de Nísia Floresta com texto que foi publicado em livro de cordel.

0 Comentário(s)