Tamanho da fonte

Quinta-feira - 08/07/2021

PROALE: Rede Municipal de Ensino inicia entrega de livros na Escola Niná Rebouças

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno/PMM

Na manhã desta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Mossoró, iniciou a distribuição de livros do Projeto de Alfabetização e Letramento (PROALE). Na Escola Municipal Niná Ribeiro de Macedo Rebouças, pais e responsáveis de alunos do 1º ano do ensino fundamental receberam os materiais que auxiliarão no processo de ensino e aprendizagem.

O PROALE é um projeto que tem como objetivo garantir os direitos a alfabetização, ao letramento e alfabetização matemática de qualidade aos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.

Na Escola Municipal Niná Rebouças, localizada no bairro Abolição IV, zona Oeste, duas turmas do primeiro ano serão contempladas com os materiais do PROALE. Ao todo são cinquenta crianças na faixa etária dos 6 aos 7 anos beneficiadas diretamente com os kits entregues. “O PROALE (Alfabetização e Letramento) será trabalhado com as crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Aqui temos duas turmas, totalizando cinquentas crianças beneficiadas com os materiais. O kit é composto por livros de jogos, matemática, literatura infantil. Nós estamos com as aulas remotas e neste momento família e professores ajudam aos alunos neste projeto”, explicou Syntia Morais, coordenadora da escola.

Os pais que não receberam os materiais neste primeiro momento podem ir até a escola nesta sexta-feira (9), quando a distribuição terá continuidade para que na segunda-feira (12) os trabalhos sejam iniciados com alunos e professores utilizando os novos recursos didáticos.

“É muito importante ressaltar a qualidade do material. Os alunos estão recebendo um material de excelente qualidade. São materiais interativos, recursos para jogos para aprender brincando. Temos livros de literatura para estimular a leitura. Além disso, o professor recebe material didático rico como cartazes e fichas de registros para acompanhar os alunos”, enalteceu a bibliotecária Elenir Melo.

O contador Policiano Natan é pai de aluno da escola contemplado com os materiais do PROALE. “É muito importante, pois as crianças precisam do desenvolvimento didático, uma vez que o livro resgata princípios de antigamente como escrever com letra cursiva. Isso é importante para num futuro saber escrever corretamente e se sair bem numa redação de concurso, por exemplo. Quando você traz no livro o passo a passo ensina a criança a ler e escrever, o desejo de aprender”, disse.

Quem também aproveitou a manhã da quinta-feira para receber os materiais foi Luciana Castro, mãe de aluno matriculado na Niná Rebouças. “Já estou amando esse projeto, pois meu filho é uma criança especial. Eu creio que esse material irá auxiliar bastante no seu desenvolvimento”, ressaltou a supervisora financeira.

Em 2022, o trabalho continua com os mesmos alunos que estarão matriculados no segundo ano e receberão novos materiais do PROALE.

0 Comentário(s)