Tamanho da fonte

Segunda-feira - 28/03/2022

Equipe do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância" intensifica ações em Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró recebe mais uma vez a visita de membros da equipe do projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, realizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Petrobras. Ao longo dos próximos 15 dias, as ações da iniciativa serão intensificadas na cidade, com uma programação que começou a ser desenvolvida nesta segunda-feira (28).

Coordenadora do projeto, Nayara Araújo destaca em que etapa o “Qualificação Direta em Primeira Infância” está atualmente. “Nesta etapa nós vamos fazer uma análise diagnóstica das unidades de ensino participantes do projeto e também de outras unidades da Rede para que a gente possa, no decorrer do tempo, identificar quais atividades são as ideais para se desenvolver no nível escola e poder fazer uma comparação posterior sobre o quanto esse projeto impactou nas unidades”, explicou Nayara, que permanecerá em Mossoró ao longo de toda essa semana.

O projeto “Qualificação Direta em Primeira Infância”, pioneiro no país, alcançando em 2021 quatro cidades do Brasil, entre elas Mossoró, onde começou a ser desenvolvido em julho do ano passado, tem como missão promover o desenvolvimento pleno das crianças de zero a seis anos, com o propósito de melhorar a gestão da educação por meio da qualificação dos secretários e gestores das secretarias de educação. Para isso, são realizadas mentorias com os secretários e oficinas formativas com os gestores.

Segundo Nayara Araújo, nesta fase atual do projeto, será aplicado em cinco Unidades de Educação Infantil (UEIs) o método EAPI (Escala de Avaliação de Ambientes de Aprendizagem dedicados à Primeira Infância). “É um método internacional, que foi adaptado para a realidade brasileira pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP). Aqui estamos promovendo um treinamento com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que vai durar uma semana. Ao final os técnicos passarão por uma certificação, e os que foram certificados farão, na próxima semana, a aplicação dessas observações nas unidades”.

O treinamento para aplicação do método EAPI está sendo coordenado pela pesquisadora Jaqueline Natal, do Lepes. “A Escala de Avaliação visa medir a qualidade da Educação Infantil, analisando os ambientes de aprendizagens que a criança está inserida, verificando como está esse processo, em nível de rede. São três instrumentos utilizados: um roteiro de observação, entrevista com o professor da turma observada e entrevista com o diretor da unidade”, detalhou Jaqueline.

Coordenadora de Educação Infantil da SME, Maquézia Morais ressalta a importância do projeto para a Rede Municipal de Ensino, com destaque para o treinamento que está sendo aplicado. “A dinâmica deste treinamento envolve todo o cuidado no que concerne à interação das nossas crianças, participação delas nas atividades, formação dos professores, a gestão que é direcionada para essas turmas que fazem do último ciclo da Educação Infantil. Para nós é motivo de alegria ter esse olhar apurado para nossas crianças, tendo em vista que a partir desse treinamento nós podemos multiplicar os conhecimentos construídos”, disse.

Gerente executiva Pedagógica da SME, a professora Gilneide Lobo também avalia positivamente a presença da Rede Municipal na iniciativa da Fundação Getúlio Vargas. “Do ponto de vista pedagógico, o projeto é muito relevante para a Rede Municipal de Ensino, porque ele visa elaborar ações, a partir de um diagnóstico da realidade própria da Rede, que garantam os direitos da criança na primeira infância. Outro foco é a melhoria da gestão da Educação Infantil, e isso se apresenta fundamental, até porque esse é um compromisso da gestão municipal”, complementou.

Para a secretária Hubeônia Alencar, essa parceria com o CEIPE FGV e Petrobras representará um legado importante para a educação municipal em Mossoró. “Trabalhamos durante todo o ano de 2021 nesse projeto-piloto em que poucas cidades do país fazem parte, e Mossoró tem a honra de ser uma delas. Este é um projeto importantíssimo, que visa a colaborar com a qualificação da gestão. Nossa equipe é muito aguerrida, vem dando o seu máximo, com o objetivo de melhorar o ensino, a educação para a primeira infância. O projeto coincide com a nossa visão de gestão, pois entendemos que a educação precisa ser trabalhada de forma integral e integrada, e esse projeto contempla ações para além da área da educação”, comentou.

A partir deste ano, o projeto estará presente em UEIs modelos, onde o CEIPE FGV acompanhará a Secretaria em sua implementação. Com base nesse piloto, em 2023 o trabalho se expandirá para mais uma UEI da Rede. Todo o material e método desenvolvido no decorrer das atividades ficará com os gestores para que, no futuro, eles possam escalonar o projeto para o restante da Rede.

0 Comentário(s)