Tamanho da fonte

Terça-feira - 26/10/2021

Educação municipal alcança primeiro lugar em premiação estadual

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Os investimentos na rede municipal de ensino reforçam a posição de destaque que Mossoró alcança no Rio Grande do Norte. É o que constata o Prêmio Band Cidades Excelentes. A premiação, idealizada pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, coloca o município na primeira colocação estadual geral e também em três pilares: Infraestrutura, Saúde e Bem-estar e Educação, resultado que comprova os avanços em áreas essenciais a partir de uma atenção integral e integrada direcionada pela gestão municipal.

Na Educação, o processo de reestruturação da rede municipal iniciado em janeiro já resulta em ações concretas, com reflexos positivos em diferentes setores, como destaca a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Hubeônia Alencar: “O prêmio, na verdade, é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido durante todo o ano, com ações importantes, como, por exemplo, a entrega da Unidade de Educação Infantil (UEI) Zezinha Gurgel, uma obra atrasada há mais de 10 anos, que conseguimos entregar nos 100 primeiros dias de gestão”.

A UEI Proinfância da Estrada da Raiz, mencionada pela secretária, tem capacidade para atender 240 crianças, de 0 a 6 anos, com instalações adequadas, absorvendo a demanda da UEI Zezinha Gurgel Rodrigues, que antes funcionava de maneira improvisada em um imóvel cedido. Paralelo aos investimentos em estruturas próprias, tanto novas quanto as já existentes, a Secretaria de Educação também tem realizado a transferência de escolas e UEIs que funcionam em equipamentos alugados para espaços com melhor qualidade.

TECNOLOGIA

Os investimentos em tecnologia também se destacam na rede municipal de ensino. A implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), por exemplo, consolida o processo de informatização iniciado em janeiro de 2021. “Estamos avançando também sob o ponto de vista da modernização e informatização da rede, com a capacitação de gestores que irão operacionalizar o SIGEduc, sistema que representa um divisor de águas na Educação municipal. É histórico. Estamos saindo do carbono e alcançando a nuvem”, relata Hubeônia Alencar, acrescentando que entre os muitos avanços que o novo sistema oferece está a efetivação das matrículas em um formato 100% on-line.

Também no contexto da tecnologia, o Município avançou na implantação do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), projeto que promove acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite, e fomenta o uso pedagógico de ferramentas digitais na Educação Básica. Outra iniciativa que fortalece as ações voltadas à tecnologia é o programa “Wi-Fi Brasil”, coordenado pelo Ministério das Comunicações, que disponibilizou internet via satélite e computadores para escolas da zona rural de Mossoró.

“Promovemos ainda a recuperação de centenas de equipamentos de informática da rede municipal, oferecemos dezenas de capacitações virtuais e formações continuadas para que o profissional da nossa rede esteja em constante processo de aperfeiçoamento e alinhado com as novas tecnologias, principalmente nesse contexto que vivenciamos, em que a tecnologia se mostrou ainda mais essencial à Educação”, frisa a secretária Hubeônia Alencar.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

O compromisso da gestão municipal com os profissionais da Educação também se evidencia com ações concretas executadas pela Prefeitura de Mossoró. No Dia do Professor (15 de outubro), o Município anunciou a retomada do processo de concessão das mudanças de classe (com solicitações pendentes de 2018) e a finalização das publicações das mudanças de nível (atrasadas desde 2020). O anúncio se soma a outras medidas adotadas pelo Município que garantem o fortalecimento da Educação.

“A valorização dos profissionais da Educação é um compromisso da gestão municipal que se efetiva na prática. Em menos de um ano, já são muitas as conquistas a serem celebradas, e esse trabalho está apenas começando, com uma equipe engajada e uma gestão comprometida em fazer a diferença pela Educação do município de Mossoró”, destaca Hubeônia Alencar.

MERENDA ESCOLAR

A gestão municipal também avançou na qualidade da merenda escolar, distribuída através de kits às famílias dos alunos matriculados na rede. A SME vem realizando a entrega ao longo do ano, complementando a alimentação dos alunos que estão em aula remota. Além de ampliar a quantidade de itens dos kits, o Município também melhorou a sua qualidade, contemplando ainda, com kits especiais, discentes com necessidades alimentares especiais.

QUALIDADE DO ENSINO

Mesmo em um cenário desafiador, imposto pela pandemia, e a necessidade do distanciamento social, a rede municipal garantiu a qualidade do ensino ofertado de maneira remota, inclusive ampliando, o percentual de alunos que acompanham as aulas virtualmente em relação a 2020.

A materialização dessa melhora significativa do ponto de vista pedagógico pôde ser constatada no sucesso da etapa escolar da Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que pela primeira vez foi realizada no formato on-line, já que em 2020 o evento não aconteceu. Para Hubeônia Alencar, o sucesso da feira reforça o compromisso da gestão com a qualidade educacional, independente do formato em que as aulas estejam acontecendo.

“A primeira feira realizada no formato virtual na rede municipal de ensino de Mossoró vem culminar com esse processo executado durante todo o ano, de capacitações com professores, formações continuadas. Nossos alunos conseguiram apresentar atividades que foram desenvolvidas durante o ano letivo. Não é o formato que define a qualidade, são o empenho e a seriedade com os quais conduzimos o processo”, concluiu a secretária.

0 Comentário(s)