Tamanho da fonte

 Saúde
Quarta-feira - 01/12/2021

Dia de combate à Aids é marcado em Mossoró por ações no mercado da Cobal

Por: Sayonara Amorim
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Hoje, 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids/HIV e início da campanha nacional “Dezembro Vermelho”, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde, marcou a data realizando ações no mercado da Cobal. A programação aconteceu pela manhã com a realização de testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos, panfletagem e orientação sobre a importância da prevenção.

Durante toda a manhã, um consultório móvel ficou instalado na Cobal onde foram realizados os testes rápidos de HIV. A equipe que atuou na ação, também levou orientação sobre como prevenir as demais doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde da SMS Erica Cibele da Cunha, as ações do “Dezembro Vermelho” em Mossoró também vão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde.

AIDS - Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das ISTs, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, não compartilhamento de agulhas, uso do próprio instrumental de manicure, entre outros.

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)