Tamanho da fonte

Descentralização do Cadastro Único chega à comunidade do Jucuri

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) realizou nesta segunda-feira, 13, mais uma atividade da descentralização do Cadastro Único e do Plantão Social. A ação aconteceu na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, no Jucuri.

A descentralização dos serviços iniciou no último mês de julho e até a última atualização da coordenadora do Cadastro Único de Mossoró, Márcia Lima, mais de 1.100 famílias já foram atendidas nas mais diversas ações realizadas nas zonas urbana e rural do município.

“Já atendemos 1.120 famílias com essa ação do Cadastro Único e do Plantão Social. A gente vê a necessidade dessas famílias, principalmente na zona rural, com dificuldade de locomoção. As famílias ficam muito agradecidas por esse atendimento na comunidade”.

A medida objetiva levar os serviços dos dois órgãos ligados à pasta municipal à população para evitar deslocamentos. Várias pessoas atendidas no Jucuri relataram que a ação também evita que elas desembolsem quase R$ 50 de passagem de ida e volta só para realizar a atualização ou outro serviço ofertado.

“Acho muito importante a ação ter vindo para cá. É próximo de minha comunidade e evita a gente gastar 40 reais de passagem de ida e volta para ir a Mossoró fazer a atualização. A Secretaria está de parabéns em trazer a ação para cá”, disse Maria de Fátima, 48 anos, moradora da comunidade de Barreira Vermelha.

“Estou gostando muito de esta ação ter vindo para cá hoje. Só em não me deslocar a Mossoró e gastar 40 reais é muito importante para todos aqui da comunidade, porque muitos aqui não têm esse dinheiro”, relatou Maria Aparecida, 37 anos, que foi ao local atualizar o cadastro.

“É muito importante a ação ter vindo aqui para o Jucuri. Eu não teria como pagar a passagem para ir a Mossoró. Tem dia que a gente não tem um real. Vim fazer a atualização do meu cadastro que estava se vencendo este mês. Foi muito bom vir para cá. Eu também aproveitei para tirar a ordem de fazer a segunda via do registro de nascimento”, explicou Francisca Maria, 33 anos, moradora do Jucuri.

Titular da SMDSJ, Janaína Holanda destacou a grande adesão da comunidade e de localidades adjacentes que foram à escola municipal em busca de um dos serviços do Cadastro Único ou do Plantão Social.

“Estamos tendo uma adesão muito boa da comunidade aqui do Jucuri. Essa ação evita que as pessoas precisem se deslocar até Mossoró, desembolsando dinheiro que muitas vezes não tem. Estaremos aqui hoje até o início da tarde para atender a toda a população. Só sairemos daqui quando atendermos a todo mundo”, explicou.

A expectativa da SMDSJ é atender entre 80 e 100 famílias. O Cadastro Único realiza a atualização ou a inserção cadastral de famílias no banco de dados do órgão. Já o Plantão Social oferece serviços como emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito e divórcio; emissão da carteira do idoso, passe livre e casamento civil.

0 Comentário(s)