Tamanho da fonte

Defesa Civil
Quarta-feira - 15/09/2021

Defesa Civil faz vistoria em imóveis para garantir a segurança de moradores

Por: Wesley Duarte

Visando a integridade e segurança da população mossoroense, a Defesa Civil faz intervenções em diversas regiões da cidade, contemplando as zonas urbana e rural do município. Um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe é a intervenção de imóveis que apresentem risco de desabamento, garantindo assim, a proteção das pessoas que vivem nas residências.

Na última sexta-feira (10), a equipe de proteção à vida realizou vistoria técnica em uma edificação, localizada no Conjunto Odete Rosado. O morador da residência solicitou apoio da Defesa Civil após perceber que a estrutura física do imóvel apresentou uma série de alterações, que poderiam vir a comprometer a integridade física dos moradores.

“Ao vistoriar uma edificação, analisamos os elementos construtivos como estrutura, impermeabilização e as patologias apresentadas neste ambiente. Se for detectado problemas, um engenheiro civil é acionado para emitir um laudo técnico e a partir deste laudo a Defesa Civil passa a tomar as devidas providências, que podem acarretar inclusive na interdição total do imóvel, a depender da gravidade dos riscos de colapso estrutural”, enfatizou Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil.

Segundo o engenheiro civil Lucas Alves, o laudo técnico constatou diversas rachaduras e danos físicos, o que comprometeu a estrutura da residência. “Em vistoria, foi possível verificar várias patologias, tanto no revestimento como na estrutura. O imóvel apresentou rachaduras e fissuras, além de recalque com afundamento de piso. Para garantir a segurança de todos foi preciso realizar a evacuação do local”, explicou.

Desde o início do ano, a Defesa Civil vistoriou mais de 35 edificações. Na maioria dos casos, ações de manutenção foram suficientes para sanar os problemas encontrados. Entretanto, em situações mais críticas foi necessário a demolição do imóvel, já que apresentava riscos iminentes de desabar.

“Apesar da interdição ser a ação mais antipática e drástica a ser tomada, pois geralmente implica na saída imediata dos residentes, ela, de um modo geral, é bem aceita pelo cidadão, já que, a grosso modo, estão cientes que estamos preservando suas vidas em detrimento do bem material”, finalizou Alcivan Gama.

O principal papel da Defesa Civil é a prevenção de desastres. O cidadão que perceber alterações estruturais em uma edificação deve solicitar a visita da Defesa Civil para analisar a situação. O número para contato com a Defesa Civil é o 199.

0 Comentário(s)