Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Quinta-feira - 21/10/2021

Cuidadores de instituições de acolhimento passam por capacitação

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) realizou nesta quinta-feira, 21, capacitação para cuidadores de instituições de acolhimento que abrigam crianças e adolescentes em Mossoró. A atividade foi realizada no auditório Alcides Belo, no Centro Administrativo, nos dois turnos.

Pouco mais de 20 cuidadores do Núcleo Integrado de Apoio à Criança (NIAC), do Acolhimento Institucional para Adolescentes (AIA), Casa de Passagem Olga Benário e Abrigo Social participaram da ação.

A psicóloga Géssica Rodrigues destacou que o intuito do encontro foi para auxiliar esses profissionais no desenvolvimento do trabalho realizado por eles com as crianças e adolescentes institucionalizados e compreender o papel do cuidador diante de situações do dia a dia.

“O intuito da capacitação é que a gente possa junto às instituições de acolhimento de Mossoró auxiliar os cuidadores para que eles possam compreender melhor as demandas das crianças e adolescentes que estão na instituição. Compreendendo desde os motivos que leva esse público a ser institucionalizado, quais são os caminhos possíveis deles dentro dessas instituições e o que pode acontecer”.

A palestrante também ressaltou que a saúde mental ganhou destaque na capacitação.

“Nesses dois momentos a gente abordou também a questão da saúde mental. Questões de saúde mental geralmente acabam vindo à tona e destacamos na palestra esse assunto importantíssimo. Entendendo que as crianças e adolescentes muitas vezes já vêm com questões de saúde mental, as quais se expressaram dentro desse acolhimento. Esses cuidadores serão os profissionais que estão mais próximos dessas crianças e adolescentes e o papel deles será auxiliar na desenvoltura e como lidar com a situação”.

A gerente executiva da Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) também enfatizou a importância da saúde mental nos profissionais destas instituições que trabalham diretamente com a criança e adolescente.

“É fundamental termos essa atenção, esse olhar para o cuidador. Esse profissional também precisa de cuidado. É fundamental que esse cuidador esteja bem fisicamente, emocionalmente para prestar um serviço de qualidade. Nossa gestão tem um olhar integral para toda a equipe, principalmente para serviços de acolhimento. Ele dispende uma atenção especial da Proteção Especial. Nós temos quatro acolhimentos. Precisamos que nossos profissionais estejam qualificados, preparados para trabalhar com esse público, que são pessoas em vulnerabilidade e risco social. É fundamental que esse profissional esteja preparado para lidar com essa demanda”.

Cuidadora da Casa de Passagem, Antonieta Gurgel disse que a capacitação é importante para o trabalho destes profissionais para lidar com as demandas das instituições de acolhimento e explicou que é sempre salutar adquirir conhecimento.

“Para mim é muito importante participar desta capacitação porque nós temos sempre de ter conhecimento a mais, se aperfeiçoar para realizarmos um atendimento melhor. Às vezes a gente acha que é de uma forma e sempre aparece algum requisito que adicionamos ao nosso trabalho. Para ser cuidador você tem de ter vontade, tem de gostar. Se você não gostar não terá prazer em realizar o trabalho. Sempre vai deixar a desejar se não tiver vocação para trabalhar com crianças e adolescentes”, explicou.

0 Comentário(s)