Tamanho da fonte

 Assistência Social e Cidadania
Terça-feira - 10/08/2021

CRAS São Manoel realiza musicoterapia e primeiros socorros no Mês da Primeira Infância

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Allan Phablo/PMM

Dentro da programação do Mês da Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude (SMDSJ) realizou na tarde desta segunda-feira, 9, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Alto de São Manoel, mais uma série de atividades relacionadas ao tema, voltado para gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade.

A palestra sobre primeiros socorros foi proferida pelo socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Luciano Silva. Ele explanou para as mães os principais acidentes que ocorrem com as crianças nas residências como, por exemplo, engasgo, queda e choque elétrico.

O profissional do SAMU explica como os pais ou responsáveis pelas crianças dessa faixa etária devem proceder quando se deparam com um engasgo. Luciano destaca que é importante observar se a criança está mesmo engasgada.

“O importante é observar se realmente aquela criança está engasgada ou se está apenas com uma pequena obstrução. De acordo com o tamanho da criança, há uma manobra que segura por trás e aperta o diafragma. Enquanto a criança não desengasga não pare de fazer a manobra”, lembra o socorrista.

Luciano Silva também ressalta que é muito comum choque elétrico. Ele lembra que neste caso é de suma importância a pessoa que presencia um acidente deste tipo desligar o contador de energia da casa.

“O Samu tem um grande número de chamadas de choque elétrico. Na maioria das vezes são extensões já com fios vencidos. O choque elétrico é uma ocorrência de grande risco porque ele atrai a ‘corrente’. Quanto mais perto você chega de quem está sofrendo o choque elétrico mais forte ele atinge a vítima. A primeira medida que se deve tomar ao chegar ao local é desligar o contador e em seguida olhar se a criança teve parada cardiorrespiratória. Se a pessoa não tiver experiência em fazer manobras de reanimação, deve imediatamente ligar 192”.

O socorrista do Samu também abordou a questão da queda da criança. Luciano conta que após este tipo de acidente os pais ou responsáveis devem imediatamente observar os olhos da criança.

“Existe uma diferença muito grande no olhar da criança. A pessoa que presenciou a queda deve observar a pupila da criança. Isso dá para identificar. Quem tem esse conhecimento imediatamente deve fazer uma compressa com gelo e levar a vítima ao hospital o mais rápido possível”, frisou.

MUSICOTERAPIA

Visitadora do Programa Criança Feliz do CRAS São Manoel, Aline Nascimento explica a importância da musicoterapia para gestantes e crianças. Ela diz que esse momento deve servir de interação entre pais e o bebê que ainda está dentro da barriga.

“É comprovado cientificamente que a partir das 25 semanas o bebê consegue escutar. É muito importante para o pai, a mãe interagir com o bebê. Não é só quando nasce que a gente vai estimular para que a criança fale, mas a partir desse período a gente pode levar a música para o bebê que está dentro da barriga. Ele trabalha a cognição da criança. Vamos estimular a criança”, contou.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)