Tamanho da fonte

 Defesa Civil
Quarta-feira - 22/09/2021

Corpo de Bombeiros combate incêndio com auxílio de caminhões-pipa da Prefeitura de Mossoró

Por: Wesley Duarte
Foto: Defesa Civil

Na tarde desta terça-feira (21), a equipe da Defesa Civil foi acionada para auxiliar no combate a um incêndio de grande proporção registrado no conjunto Odete Rosado. De forma rápida e imediata, a Defesa Civil mobilizou carros-pipa para abastecer a viatura dos bombeiros no local do incêndio, agilizando o combate e controle das chamas. Para conter o incêndio, foram utilizados quatro caminhões-pipa da Prefeitura de Mossoró, com capacidade de 10 mil litros de água cada. 

A Defesa Civil prestou apoio durante toda a ocorrência, por volta das 18h30 o incêndio foi totalmente controlado. De acordo com o Plano Estadual de Combate a Queimadas, o ITEP deverá realizar perícia no local para determinar se o incêndio foi provocado intencionalmente ou ocorreu de forma espontânea, tendo em vista a vegetação seca do local.

O coordenador da Defesa Civil, Alcivan Gama, destacou as ações do município contra queimadas, enfatizando a importância da conscientização da população em não promover incêndios na cidade. "É muito comum a população pôr fogo em lixo nesta época em que a vegetação está seca, qualquer fagulha pode ocasionar um incêndio, entretanto, não podemos afirmar se foi o caso deste incêndio. Ele pode ter acontecido de forma espontânea. Basta um vidro próximo a mata seca para que o calor do sol reflita e provoque o surgimento de chamas. Caberá às autoridades investigar o local para determinar a causa do incêndio". 

A Defesa Civil segue com a campanha municipal contra as queimadas, orientando a população sobre os riscos à fauna e à flora. Além do prejuízo econômico causado pelos incêndios, ainda existe a questão da saúde pública, já que muitas pessoas com problemas respiratórios têm seus sintomas agravados neste período, por causa da poluição do ar causada pela fumaça. Em caso de incêndio, a Defesa Civil recomenda entrar em contato urgente com o Corpo de Bombeiros, através do número 193, bem como com a própria Defesa Civil, através do número 199.

 




Deixe seu comentário


0 Comentário(s)