Tamanho da fonte

20/04/2021

Confira como participar do I Fórum Municipal de Cultura e da eleição do Conselho Municipal de Política Cultural

Por: Adneison Severiano

As inscrições para o I Fórum Municipal de Cultura estão abertas. O evento será realizado pela Prefeitura de Mossoró por meio da Secretaria Municipal de Cultura, nesta quarta-feira (21). Durante o Fórum será eleita democraticamente a representação da sociedade civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Toda programação será on-line em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Fórum virtual é aberto a classe artística mossoroense. Porém, para participar é necessário realizar inscrição gratuita. O envio da inscrição é importante para composição dos grupos temáticos de debate do evento. Os artistas interessados em participar devem se inscrever virtualmente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKAya-w5U5YnYfzYSj-7qB3VW69wakXdZdoS-FpurhmPk6aA/viewform. A recomendação é que as inscrições sejam enviadas até meia-noite desta terça-feira (20).

“O I Fórum Municipal de Cultura constitui-se na instância de participação social em que ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil. Terá como objetivo eleger de forma democrática a representação da sociedade civil para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural com as dimensões simbólicas, cidadã e econômica da cultura, ressaltando o critério territorial. Nós teremos uma conferência de abertura que trata-se do Conselho de Cultura e o Movimento Cultural. Teremos como objetivo principalmente eleger os novos representantes da sociedade civil”, destacou o secretário de cultura Etevaldo Almeida.

A programação do Fórum será iniciada a partir das 9h com participação do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra. “O Conselho de Cultura e o Movimento Cultural” é a temática escolhida para abertura do fórum, que terá palestra proferida por Claudia Cristiane de Matos Sousa. A artista é educadora, atriz e diretora de teatro. No segundo momento haverá a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Titulares e suplentes serão eleitos pela classe artística mossoroense em votação on-line. A palestra, debates e votação serão on-line na Plataforma Google Meet. O acesso será pelo link: https://meet.google.com/gcqimnq-ujs.

PROGRAMAÇÃO

Data: 21 de abril de 2021
Local de Realização: Plataforma Google Meet (https://meet.google.com/gcqimnq-ujs)
9h - Abertura Oficial com prefeito de Mossoró Allyson Bezerra; Pronunciamentos do secretário de Cultura Etevaldo Almeida, da Presidenta Interina do Conselho professora Joana Darc Fernandes Coelho.

9h40 – Palestra Cláudia Cristiane de Matos Sousa Tema: “O Conselho de Cultura e o Movimento Cultural”. Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão /UFMA, com habilitação em Artes Cênicas. Pós-Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Artes/UFMA.

10h30 – Mobilização e divisão em grupo dos Segmentos Artísticos para a indicação dos seus candidatos a Membro do Conselho Municipal de Política Cultural e construção de chapas.

11h – Inscrição dos Candidatos.

11h20 – Defesa dos Candidatos.

12h – Votação.

12h30 – Apuração e homologação do resultado da eleição.

13h – Encerramento.

 

Foto: Wilson Moreno/PMM