Tamanho da fonte

Quarta-feira - 13/07/2022

Comunidade da Barrinha celebra entrega das novas instalações de escola municipal

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

A comunidade da Barrinha, zona rural de Mossoró, celebrou na tarde desta quarta-feira (13) a entrega das novas instalações da Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio. A unidade foi oficialmente entregue após receber serviços de manutenção em toda a sua estrutura, garantindo condições adequadas de funcionamento e dignidade aos estudantes, pais de alunos e professores.

“Os alunos ficaram mais motivados, os professores também. É só felicidade, é só agradecimento por terem olhado para a nossa comunidade. Percebemos o cuidado dos estudantes com a renovação da escola, a alegria deles de estarem aqui, convivendo com os colegas. Estamos sem palavras”, destacou a professora Cristiane Cunha.

A escola atende cerca de 370 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de aproximadamente 10 comunidades da região do entorno da Barrinha, como Lagoa de Xavier, Serra Mossoró, Riachinho, Cheiro da Terra, Fazenda Nova, Projeto de Assentamento Nova Esperança, entre outras. Os estudantes têm transporte escolar garantido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A unidade possui 14 turmas e 17 professores.

“Mudou quase tudo, porque quando chovia caía água dentro da sala, molhava o pátio também. Mudou a instalação, a pintura, o quadro, ficou melhor. Nos dias de chuvas, não vamos mais precisar sair mais cedo. Sem falar que também ajeitaram o portão, e agora a escola ficou bem mais segura do que antes”, relatou a estudante Ágata Gabrielly, aluna do 8º ano e matriculada na escola desde quando cursava o 4º ano.

Maria das Graças é avó do pequeno Alejandro Maia, aluno do 7º ano. Ela esteve presente na solenidade realizada nesta quarta-feira (13) e afirmou que o sentimento ao encontrar a escola reestruturada é de muita alegria. “A escola está linda. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer”, comentou.

O coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental da SME, professor Alexandre Andrade, também ressalta a nova realidade da Escola Sindicalista Antônio Inácio. “Esse momento é muito importante para a comunidade da Barrinha e para as comunidades adjacentes, porque resgata a dignidade do ambiente escolar, dando as condições necessárias e adequadas para que o processo de ensino-aprendizagem se realize. A escola é formada por alunos, por professores, pela sua comunidade escolar, mas ela precisa de um espaço físico adequado”, disse.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos foram executados na escola serviços como revisão de cobertura, substituição de toda a parte elétrica, instalação de lâmpadas de LED e de forro em todas as salas, revisão hidráulica, revisão de esquadrias, com substituição de janelas, pintura geral, entre outros. O investimento foi de aproximadamente R$ 100 mil.

“Recebemos essa unidade em 2021 sem a menor condição de funcionamento, tanto é que só pudemos retornar as aulas presenciais na semana passada, com a finalização das obras que nós realizamos. É muita felicidade chegar aqui hoje e ser recebida por esses alunos com ar de gratidão, nos agradecendo por aquilo que, na verdade, é um direito deles”, afirmou a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, acrescentando:

“Nós estamos cumprindo o nosso dever como gestores, fazendo a diferença, ofertando a essas crianças condições dignas de estudo, porque entendemos que todo investimento feito em educação é um investimento feito na sociedade. É com esse olhar que a nossa gestão tem trabalhado e tem feito entregas importantes para a educação, e continuaremos fazendo. Esta é a 10ª obra que nós estamos entregando, com muita felicidade”, concluiu.

A cerimônia de entrega das novas instalações da unidade de ensino da Barrinha contou com apresentação da Banda Sinfônica Artur Paraguai e com a presença de secretários municipais, vereadores, servidores da Prefeitura de Mossoró e toda a comunidade escolar.

0 Comentário(s)