Tamanho da fonte

 Saúde
Segunda-feira - 29/11/2021

Centro de Zoonoses prepara uso de novo larvicida no combate ao mosquito da dengue

Por: Sayonara Amorim
Foto: CCZ/PMM

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está realizando treinamento com os agentes de endemias para iniciar a utilização de um novo larvicida destinado a combater o mosquito Aedes aegypti. Segundo o diretor administrativo do CCZ, João Paulo da Silva, o novo produto apresenta maior eficácia na eliminação da larva do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

João Paulo acrescenta que todos os agentes de endemia, 121 ao todo, estão sendo capacitados para manusearem o novo produto. Porém, reforça que a utilização do Natular DT (novo larvicida) somente começará a ser utilizado quando o estoque do Piroproxifen (produto antigo) for totalmente administrado.

Outro ponto reforçado por João Paulo é quanto à eficácia do novo larvicida. Ele detalha que a partir da aplicação do produto em um local onde exista a presença de larvas do mosquito, em 24 horas as larvas são totalmente eliminadas.

PREVENÇÃO -  O diretor do Centro de Controle de Zoonoses chama a atenção da população para os cuidados em casa para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre as recomendações de cuidados estão: manter os reservatórios de água sempre limpos e cobertos, evitar acúmulo de lixo a céu aberto, manter o lixo em locais cobertos ou ensacados, evitar plantas em águas, entre outros cuidados.




Deixe seu comentário


0 Comentário(s)