Tamanho da fonte

Censo Rural entra em sua 17ª semana de visitas às comunidades rurais de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Dviulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), iniciou nesta terça-feira (26) a 17ª semana de visitas às comunidades rurais para a realização do Censo Rural, projeto que faz parte do Mossoró Rural.

As visitas começaram pela comunidade de Cordão de Sombra I e II. Nesta quarta-feira (27), a equipe de recenseadores da SEADRU estará em Pau D’Arco e Cajazeiras. Já na quinta-feira (28), a caravana estará na comunidade de Barreirinha. As visitas na semana se encerram na sexta-feira (29) em Fazenda Lajes, Paulo Freire e Maracanaú.

Levantamento mais recente da pasta municipal, sem contar os dados desta terça-feira, aponta que já foram aplicados 5.724 questionários. Destes, 1.145 são questionários completos e 4.579 simples.

O questionário completo é entregue a 20% da população de todas as comunidades. Já o simples será para 100% da população rural. As famílias terão 90 dias para entregar o documento, a contar da data da visita e entrega do documento.

“O questionário do Mossoró Rural é um questionário socioeconômico, que tem perguntas sobre sexo, idade, parte econômica, o que eles produzem, o que plantam, o que eles criam e se eles têm atrativos bancários ou se já fizeram algum empréstimo bancário, etc”, explicou Maranhão, que ressalta ainda que nas visitas a equipe realiza também coleta de solo em propriedades de alguns produtores rurais.

A equipe de visitadores da Secretaria de Agricultura, além das comunidades desta terça-feira, já passou pelas comunidades de Recanto da Esperança, Senegal, Oiticica, Passagem de Pedra, Jurema Seca, Estreito, Carmo, Melancias, Picada I, Picada II, Macambira, Bom Destino, Passagem do Rio, Camurupim I, Camurupim II, Córrego Mossoró, Bela Vista, Assentamento Favela, Independência, Pedra Branca, Cabelo de Nego, Morada Nova/Barro Branco, Alagoinha, Hipólito I, Hipólito II, Espinheirinho, Novo Espinheirinho, Baixa Verde, Jucuri, Paulo Freire (Maísa), Vingt Rosado, Solidão, Montana, Coqueiro, Boa Fé, Barreira Vermelha, Santa Rita de Cássia, Guarajás, Real, Guarajás (BR-110), São Romão, Barrinha, Chafariz, APAMA, Oziel Alves, Bom Jesus, Ingás, Sussuarana, PA Sussuarana, Nova União (Poço 10), Pomar, Riachinho, Piquiri, São João da Várzea, Olho D’Água Velho, Rincão, Lagoa do Xavier, Serra Mossoró, Panela do Amaro, Fazenda Nova, Cheiro da Terra, Terra Nossa, Curral de Baixo, Sombras Grandes, Mulugunzinho, Riacho Grande, Canto do Junco, Ema, Santo Antônio e Tabuleiro Alto.

A Secretaria de Agricultura explica que o censo rural consiste na formação de um banco de dados dos produtores e moradores das mais de 110 localidades rurais cadastradas. A medida faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo programa Mossoró Rural.

A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem o incentivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Sabiá.

0 Comentário(s)