Tamanho da fonte

CCI Alto de São Manoel doa mudas de girassol para idosos

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Idosos assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado no bairro Alto de São Manoel, receberam mudas de girassóis. A planta simboliza o trabalho de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de criança e adolescente.

A iniciativa, segundo a coordenadora do CCI Alto de São Manoel, Vilma Câmara, é de trazer para os idosos um momento de distração nesse período que o equipamento passa sem atividades presenciais por conta das medidas restritivas para a não disseminação do vírus da Covid-19.

“Foi um momento bem louvável. O girassol é uma planta que a gente pode tirar muitas lições de vida analisando o desenvolvimento dela. Tivemos a iniciativa de doar as mudas de girassóis para os idosos se distraírem. Nesse momento de pandemia verificamos os idosos muito ansiosos. A gente não tinha espaço aqui no CCI para plantar e pegamos as mudas e distribuímos para os idosos para que eles ocupem a mente numa espécie de terapia ocupacional, cuidando da plantinha, regando”.

“É um divertimento para a gente e eu gosto de planta. Eu já estou cuidando da minha muda que recebi”, disse Maria de Lurdes Silva que já frequenta o espaço a seis anos e sente falta das atividades presenciais no equipamento interrompidas desde o início da pandemia do novo coronavírus em março do ano passado.

“Eu estou sentindo falta das atividades que tínhamos aqui. Tem dia que até me estresso porque é o meu divertimento isso aqui. Eu danço, canto, brinco aqui com as meninas. Eu me sinto feliz aqui com todos. Isso para mim (pandemia) foi um abalo”, disse a idosa sobre as medidas restritivas que impedem atividades com aglomeração.

Vilma Câmara destaca que o Centro de Convivência de Idosos está atualmente com suas atividades presenciais suspensas por conta das medidas para evitar a disseminação e contaminação da Covid-19.

“Estamos realizando atividades de forma remota. Eu faço chamada de vídeo, momento de oração. A gente faz a reunião também social e a equipe da saúde, assistente social, enfermeira e pessoas da UBS mandamos o link para eles participarem. Toda a semana a gente tem uma atividade diversificada”.

“Antes da pandemia a gente trabalhava com eles (idosos) aqui quase todos os dias. Cada dia tinha uma atividade diferente. Tinha uma reunião social, uma com a equipe da saúde para os idosos cuidarem da saúde e tínhamos também uma parceria com as universidades para realização de educação física com os idosos e outras diversas atividades”, disse a coordenadora do CCI.

0 Comentário(s)