Tamanho da fonte

 Saúde
Sábado - 27/11/2021

Campanha "Novembro Azul" é encerrada com ação no Mercado Central

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Alla Phablo/SECOM/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã deste sábado (27) no Mercado Central ação de encerramento da campanha "Novembro Azul", que visa conscientizar sobre a saúde masculina.

A ação teve uma boa receptividade da população masculina. Comerciantes do mercado público, clientes e transeuntes tiveram a oportunidade de realizar exames e testes rápidos. Os atendimentos aconteceram ao lado do Mercado Central. Foram realizados testes rápidos de glicemia, consulta médica, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, marcação de exames, avaliação psicológica e vacinação.

Um destes homens que participaram da ação foi o taxista Josemir Mesquita. Ele elogiou a estrutura montada pela Secretaria de Saúde e destacou o atendimento realizado pelos profissionais de saúde.

“Soube que estava acontecendo essa ação aqui no Mercado Central em prol da saúde do homem e vim participar. O atendimento aqui da equipe foi excelente. Fomos bem tratados. Muitos homens com essa ação estão sendo beneficiados e a Prefeitura de Mossoró está de parabéns. Valeu a pena vir aqui e participar da ação”, disse o taxista que realizou teste rápido para HIV, sífilis e recebeu consulta médica.

O comerciante José Jorge e o morador do bairro Vingt Rosado Enilson Fontes também estiveram no local para aferir como estava a saúde.

“Essa campanha é muito importante. É um dos casos (câncer de próstata) que tem mais matado os homens. Muitos homens tem receio em fazer o exame, então, essa ação é muito importante. Ia passando aqui e vi o atendimento, me convidaram e fiz os testes. Graças a Deus, não deu nada. É uma ação muito importante para nós homens. Eu fiz para glicemia, teste rápido e verifiquei minha pressão”, falou Jorge.

“É muito importante para as pessoas participarem dessa ação. Eu já tinha feito e estou fazendo novamente. Agora eu fiz o teste de glicose e a médica passou outros para eu fazer e vou marcar para fazer”, explicou Enilson.

“A Prefeitura de Mossoró está de parabéns pela ação que realiza nesta manhã aqui no Mercado Central. Os comerciantes agradecem muito. Eu como diretor do mercado fico muito feliz em ver essa movimentação e tendo resultado positivo. Muitos comerciantes me procuraram e agradeceram pela ação realizada”, disse o diretor do Mercado Central, Evilásio Filho.

Diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Mossoró, Katiana Aquino fez balanço positivo das ações realizadas ao longo de todo o mês de novembro.

“Realizamos várias ações durante esse mês de novembro. Fomos até os homens pela dificuldade de eles procurarem as nossas unidades de saúde e nós tivemos ações positivas. Para mim é um balanço positivo. A Prefeitura de Mossoró, juntamente com a Secretaria de Saúde, buscou estratégia de ir a esse homem e trazê-lo para fazer a prevenção”, disse.




Deixe seu comentário


0 Comentário(s)