Tamanho da fonte

 Saúde
Terça-feira - 30/11/2021

Campanha “Dezembro Vermelho” será marcada por conscientização em Mossoró

Por: Sayonara Amorim
Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

 

Amanhã, primeiro de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A data marca o início da campanha nacional “Dezembro Vermelho” que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e controle da doença. Aqui no município, a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar várias ações educativas durante todo este mês.

No ano de 2020, foram registrados no município de Mossoró 35 casos de AIDS, 19 casos de HIV e 9 casos de gestantes com HIV. Até novembro/2021 foram notificados 30 casos de AIDS, 29 casos de HIV e 13 casos de gestantes com HIV. Entre as ações que serão desenvolvidas durante este mês, estão: orientações que serão feitas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), distribuição de preservativos e realização de testes rápidos para detectar a doença.

Além das atividades nas UBSs, serão realizadas também ações diretamente com as comunidades através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) com palestras educativas e esclarecimentos sobre a AIDS/HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis.

AIDS/HIV -  Já se passaram 40 anos da identificação dos primeiros casos de AIDS no Brasil e mesmo com os avanços que incluem os antirretrovirais para tratar as infecções, disponibilização de testes rápidos e distribuição gratuita de preservativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o número de casos ainda é crescente no país. Os alertas para intensificar as ações de prevenção continuam sendo muito necessárias. Os números mostram que é relevante o aumento de exposição das pessoas às infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o vírus HIV.

 


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)