Tamanho da fonte

Assistência Social e Cidadania
Terça-feira - 10/05/2022

“Campanha 18 de Maio”: Rede de Proteção à Criança e Adolescente realiza ações em escolas municipais

Por: Solange Santos
Foto: Allan Phablo (SECOM/PMM)

A Secretaria de Assistência Social, por meio da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, realizou na tarde desta terça-feira (10) uma ação junto aos estudantes da Escola Municipal Maria do Céu Pereira Fernandes, no bairro Dom Jaime Câmara, para orientar as crianças com relação ao abuso e exploração sexual. O evento faz parte da “Campanha 18 de Maio”.

O psicólogo Elton Ferreira faz parte da equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Ele explica sobre as ações que toda Rede de Proteção tem realizado nesse período de campanha, com crianças e adolescentes que vivem em locais mais vulneráveis.

“A Campanha 18 de Maio trata do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Estamos realizando ações nas escolas para incentivar as crianças a informarem em casa a suspeita do abuso sexual e também passar informações para que elas se protejam. Muitas crianças estão expostas á violência por falta de informação e educação para prevenção ao abuso”, frisou.

Diretora do CRAS Jardim das Palmeiras, localizado no bairro Dom Jaime Câmara, Ana Lúcia de Oliveira Holanda enfatiza a importância de a sociedade ficar informada sobre o trabalho realizado pela Rede de Proteção que busca prevenir abusos sexuais.

“Se alguém souber de alguma criança que esteja sofrendo violação de seus direitos nos procure. O CRAS é a porta de entrada à proteção básica, oferecendo os serviços de um assistente social para fazer a escuta qualificada com a criança, para que possamos detectar e fazer todos os encaminhamentos à Rede de Proteção”, argumentou.

A assistente social Adriana Fernandes explica como as pessoas podem ajudar a proteger uma criança ou adolescente que esteja passando por exploração sexual. “Quem estiver suspeitando de algum caso deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), falar com o Serviço Social e nós vamos acolher essa criança, oferecendo a ela todos os encaminhamentos profissionais. Uma vez confirmado o abuso, nós garantimos o total sigilo para proteger a vítima”, concluiu.

0 Comentário(s)