Tamanho da fonte

Quinta-feira - 02/12/2021

Aplicação de avaliações diagnósticas na rede municipal segue até o dia 8

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

Iniciado nesta quarta-feira (1º), o calendário de aplicação das avaliações diagnósticas e formativas na rede municipal de ensino, ferramenta que tem como objetivo identificar o real impacto da pandemia do novo coronavírus no processo de aprendizagem dos alunos, segue até o próximo dia 8, com provas direcionadas a discentes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tanto nas unidades em que as aulas presenciais já foram retomadas quanto nas que permanecem com o ensino remoto.

Nesta quinta (2), alunos da Escola Municipal Professora Niná Rebouças, por exemplo, passaram pelas avaliações, respondendo a questões de língua portuguesa. “A escola vem se preparando desde a semana passada, com o retorno das aulas presenciais. Iniciamos as avaliações com as turmas de 1º, 2º e 3º ano e estamos com as turmas de 4º e 5º”, detalhou a diretora da unidade, Cibely Costa.

A diretora reforça a importância das avaliações. “O objetivo dessas provas é avaliar o real impacto da pandemia na aprendizagem das crianças e surge como forma de nos auxiliar no processo de recuperação desses alunos, para que nós possamos ter êxito no exercício de 2022”, pontuou.

Para a professora Eliana Cristina, as avaliações já apresentam resultados positivos, uma vez que tem sido possível constatar, entre outros pontos, que os conteúdos ministrados durante as aulas remotas foram assimilados pelos estudantes. “A gente não pode diminuir o impacto da pandemia na aprendizagem, mas as avaliações comprovam o alcance que nossas aulas remotas tiveram. A gente pôde perceber que as crianças que assistiram, que participaram das aulas, elas conseguiram responder às questões, não estavam por fora do assunto, do conteúdo da prova”, afirmou.

A aluna Emily Isabel, da Escola Niná Rebouças, comemorou o seu desempenho na prova. “Valeu muito a pena. O professor disse que eu me saí muito bem, que era uma boa aluna”, disse. A estudante Laira Beatriz também. “Deu para responder tudo. Vamos aguardar agora o resultado da prova. É muito bom o retorno das aulas presenciais, porque a gente aprende mais”, frisou.

“Essa é uma etapa essencial nessa fase final do ano letivo de 2021 para que tenhamos êxito no ano letivo de 2022, uma vez que os resultados dessas avaliações servirão de base para o nosso Programa de Recuperação da Aprendizagem. Trata-se de um importante programa, responsavelmente planejado pela SME como ação fundamental para amenizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos”, destaca a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

As avaliações, que acontecem no formato presencial, abordam questões relacionadas às disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e língua inglesa. “As avaliações são unificadas e nos darão um diagnóstico da aprendizagem dos nossos alunos, de um modo geral, com base nas habilidades básicas previstas para os níveis de ensino trabalhados”, finaliza a secretária Hubeônia Alencar.

0 Comentário(s)