Tamanho da fonte

Sábado - 25/09/2021

Adolescentes comemoram avanço da vacinação contra a Covid em Mossoró

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Mossoró segue avançando no processo de vacinação contra a Covid-19. Neste sábado (25), foi iniciada a aplicação do imunizante da Pfizer nos adolescentes a partir dos 12 anos, idade limite estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação na população. Logo após o anúncio da redução da faixa etária, adolescentes e seus familiares se dirigiram ao Ginásio Municipal Pedro Ciarlini e Ginásio do Sesi para garantir o início do esquema vacinal de proteção contra o novo coronavírus.

É o caso do adolescente Lidivan Gomes. Ele recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer e comemorou. “Estava ansioso e agora estou muito feliz. Com a vacinação, fico menos preocupado, mas claro que devemos manter os cuidados e aguardar também o momento da segunda dose”, disse.

Lidivan estava acompanhado de sua mãe, Lidiane Correira. “Assim que soubemos da redução da faixa etária já viemos ao ginásio. O sentimento é de felicidade, por saber que meu filho começa a ficar protegido contra a Covid, faltando agora a segunda dose. Estou muito feliz”, enfatizou a mãe do adolescente.

Quem também recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer foi o adolescente João Neto, de 12 anos. Ele estava acompanhando o pai e a irmã no Ginásio Municipal quando a redução da faixa etária foi anunciada. João Neto celebrou. “Com a vacina, diminui o risco de eu pegar Covid”, pontuou.

Além de João Neto, sua irmã, Thaís Priscila, de 17 anos, também recebeu a primeira dose. O pai deles, Júnior Batista, aproveitou a oportunidade para completar o seu esquema vacinal, com a segunda dose, e destacou a importância desse momento para toda a família.

“É uma satisfação imensa poder participar desse momento único para a nossa família, poder vacinar o filho e a filha, saber que eles vão estar protegidos e protegendo também boa parte da sociedade. Estou muito emocionado. Mossoró está bem adiantado no que se refere à vacinação”, relatou.

Muitos outros adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos compareceram aos pontos de vacinação na manhã deste sábado (25). “Quero ficar imune. Estou muito feliz agora. Agora é aguardar a segunda dose, se Deus quiser”, afirmou Luís Gustavo, de 13 anos. “Enquanto mãe, o sentimento agora é de muito felicidade. Esperamos muito por esse momento”, acrescentou Eksandra Vieira, mãe de Luís Gustavo.

A rapidez no atendimento no Ginásio Municipal foi um dos pontos também destacados pelos adolescentes que se vacinaram nesta manhã. “Pensei que seria mais demorado, mas foi rápido”, comentou Alex Rafael, de 14 anos. “O atendimento foi rápido. Fiquei muito feliz com esse momento. Estava esperando muito. Felizmente chegou a minha vez de ser vacinada”, complementou Joyce Stephane, de 13 anos.

“O sentimento é de muita gratidão. A gente viu tanta gente morrer de Covid e termos essa oportunidade de tomarmos a vacina é gratificante. Agora é aguardar a segunda dose, para poder sair, se comunicar, e abraçar as pessoas, porque a gente precisa de um abraço”, concluiu Samarah Letícia, de 15 anos.

MAIS VACINAS

A redução na faixa etária da vacinação em Mossoró foi possível após o município receber um novo lote de imunizantes neste sábado (25), totalizando 10.946 doses, sendo 2.748 da Pfizer, para primeira dose (D1) e 3.186 para segunda dose (D2), 1.090 da AstraZeneca/Oxford para D2 e 3.940 da Coronavac/Butantan, também para D2.

“Diante desse novo lote, o município amplia a vacinação para esse público que é permitido pela Anvisa. Pais, mães, responsáveis, tragam seus filhos para estar se protegendo contra a Covid. O município chega a essa faixa etária dos 12 anos mais e aguarda que esse público busque, o quanto antes, a sua proteção”, destacou o coordenador de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo de Lima.

“O que nós queremos, o desejo da gestão, é que logo a gente consiga vacinar toda a população de Mossoró, com a primeira e segunda dose, e ainda com a dose de reforço, para que possamos vencer a pandemia. Neste sábado (25), seguem abertos até as 16h os dois ginásios. No domingo (26), estaremos com o Ginásio Municipal aberto das 8h às 16h, e já anunciamos que na próxima quinta (30), feriado, o Ginásio Municipal também estará aberto para a vacinação”, revelou Morgana Dantas, secretária de saúde.

SEGUNDA DOSE

Mossoró também segue a aplicação da segunda dose da Pfizer, Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. O prazo para tomar a segunda dose dos imunizantes Pfizer é 56 dias ou 8 semanas; da Astrazeneca/Oxford é de 85 dias e da Coronavac/Butantan é de 28 dias. Para tomar a segunda dose é necessário apresentar apenas originais do documento com foto e cartão de vacina.

Neste sábado (25), o prefeito Allyson Bezerra recebeu a sua segunda dose da vacina contra a Covid no Ginásio Municipal. “Completar o esquema vacinal é essencial para garantir a proteção contra a Covid-19. Fica aqui o nosso reconhecimento ao trabalho e esforço da nossa Secretaria Municipal de Saúde, a toda a equipe, aos servidores da saúde e aos voluntários que estão desde o início da pandemia empenhados em salvar vidas. Mossoró avança dia após dia na vacinação”, finalizou o chefe do Poder Executivo.

0 Comentário(s)