Tamanho da fonte

Terça-feira - 07/05/2024

CER Mossoró realiza mais de 5 mil atendimentos em terapias por mês

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura Municipal de Mossoró segue ampliando os serviços no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças. Por mês, a unidade realiza mais de 5 mil terapias, atendendo pacientes de Mossoró e municípios da região.

Os atendimentos no CER contemplam pacientes de todas as faixas etárias. São atendimentos realizados nas mais diversas especialidades. Uma unidade dotada de infraestrutura e equipe multiprofissional adequada para receber à população que necessita dos serviços.

Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

“O CER é um equipamento regional que atende também pacientes de outros municípios. Aumentamos o número de profissionais em diversas especialidades como psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia”, destaca Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

Uma conquista importante para a população é o serviço de neuropediatria. “Além disso, trouxemos um neuropediatra que não tínhamos em Mossoró. Por mês, nesta especialidade, 60 atendimentos eram realizados. Agora, esse número chega a 160 atendimentos mensais”, acrescentou a titular da SMS.

Edilene Souza, mãe de paciente.

A dona de casa Edilene Souza, mãe de paciente, evidencia a importância do acolhimento e tratamento que recebem no CER. “Esse atendimento é muito importante para minha filha, agradeço à Prefeitura. Minha filha já mudou 100% depois que entrou aqui. Tem dois meses de tratamento, mas ela já mudou para melhor. Agradeço muito por ela estar aqui. Antes, ela não andava. Só andava pegando nas mãos. Hoje, ela praticamente está andando, perdeu o medo”, declarou.

Rosemeire Alves, secretária-executiva e dona de casa, é uma das muitas pacientes atendidas pelo centro que reconhecem o valor das terapias para melhor qualidade de vida e saúde. “Estou no CER há alguns meses. Vim diagnosticada com uma artrose que já estava num grau tão elevado que cheguei aqui quase sem andar. Cheguei com limitações na perna direita e há 48 dias foi feito um procedimento de artroplastia total do quadril. Foi substituído meu osso natural do quadril por uma prótese e sem o atendimento da fisioterapia que fiz antes da cirurgia eu não teria a evolução que tive. Hoje eu já ando graças a Deus e ao atendimento daqui”, contou.

“É muito importante o trabalho aqui, pois estou sem andar faz tempo. Aqui no CER faço minhas terapias. Todos os funcionários aqui são maravilhosos. Melhorei muito desde que entrei aqui. Já estou andando direitinho com ajuda do andador”, disse a paciente Maria das Neves.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde seguem trabalhando com planejamento e organização para melhorar cada vez mais os atendimentos e qualidade dos serviços prestados ao público. “O CER é um equipamento muito importante, porque a gente trabalha os quatro tipos de deficiência: auditiva, física, visual, intelectual. Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o número de terapias e de atendimentos. Com o processo seletivo, a gente teve um ganho com vários profissionais que estão chegando justamente para ampliar a nossa agenda. A chegada dos novos profissionais aumenta a agilidade nas terapias disponibilizadas aqui no município de Mossoró”, destacou Suiann Costa, diretora do CER.

0 Comentário(s)