Tamanho da fonte

Sexta-feira - 12/04/2024

CIOTS de Mossoró atua como canal de atendimento e auxilia no combate a ocorrências

Por: Italo Bruno
Foto: Italo Bruno (Secom/PMM)

O Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), da Prefeitura de Mossoró, vem desempenhando um importante papel na garantia da segurança e no auxílio ao combate da violência na cidade. Ao centralizar e controlar os sistemas de vigilância, com tecnologia e profissionais qualificados, o CIOTS se torna um ponto de referência crucial na prevenção e na ação de respostas rápidas. O Disk Emergência atende à Guarda Civil Municipal (153), Departamento de Trânsito (156) e Defesa Civil (199).

A central de monitoramento do CIOTS oferece uma ampla visão, em tempo real, de diferentes pontos da cidade. E, por meio de câmeras posicionadas de forma estratégica e conectadas a sistemas de inteligência em vídeo, é possível monitorar atividades suspeitas, identificar potenciais ameaças e alertar as autoridades competentes.

Além disso, a central de monitoramento auxilia no sentido de coibir ações de pessoas mal-intencionados a cometerem delitos, uma vez que sabem que estão sendo observados e que suas ações podem resultar em consequências. Recentemente, o CIOTS foi crucial na identificação de indivíduos que tentaram realizar ações irregulares a um estabelecimento comercial nas imediações do Centro de Mossoró. Neste caso, a presença de câmeras de segurança contribuiu diretamente, onde a central acionou as autoridades que prontamente chegaram e conseguiram manter a ordem do local.

“Ontem mesmo, por volta da meia-noite, nós tivemos uma ocorrência onde um indivíduo foi capturado através do auxílio do videomonitoramento, no cruzamento da rua Frei Miguelinho com avenida Alberto Maranhão. Dois indivíduos estavam tentando o arrombamento no local e, de pronto, o nosso sistema acionou as viaturas que estavam em serviço da Guarda Municipal, e assim foram feitos os procedimentos cabíveis. Através da nossa central integrada com os vários departamentos e o sistema de monitoramento, seguimos auxiliando nas atividades do cotidiano, e trazendo também a sensação de segurança para o mossoroense”, frisou o coordenador do CIOTS, Andrews Freitas.

Nas ocorrências, a central também executa um importante papel na busca de respostas. Os agentes podem avaliar a situação, contatar autoridades e fornecer informações que facilitam para uma intervenção ágil e eficaz

Além disso, a central de monitoramento é importante na investigação pós-ocorrência. Com gravações de vídeo e outras amostras que podem ser utilizadas para reconstituir situações, identificar os autores e disponibilizar provas que auxiliam na investigação.

O CIOTS é essencial para a promoção da segurança e redução da violência em diferentes aspectos. Ao proporcionar uma vigilância contínua, coordenada, eficaz e de rápida resposta à sociedade, ele contribui significativamente para a proteção da comunidade e equipamentos da cidade, proporcionando um ambiente cada vez mais seguro para todos.

2 Comentário(s)

• Empregos Listapa
    Prefeiturademossoro Cadastre vagas de empregos em nosso portal e tenha acesso aos melhores profissionais Cadastro Gratuito. https://empregos.listapa.com.br Grato