Tamanho da fonte

Quarta-feira - 27/12/2023

Consultoria de suinocultura na zona rural traz técnicas atuais de manejo

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), entre as várias consultorias realizadas na zona rural de Mossoró para os agricultores, também promove atividades direcionadas à suinocultura.

A medida traz técnicas atuais de manejo para uma criação mais sustentável e produtiva. O público-alvo são produtores rurais que têm como fonte de renda, principal ou não, a criação de suínos. Atualmente, quatro produtores são assistidos pelos consultores. A consultoria realiza um diagnóstico para identificar a potencialidade de cada propriedade.

Posteriormente, são realizadas visitas periódicas para ajustes zootécnicos e econômicos conforme a capacidade de investimento. Os principais pontos destacados nas visitas são manejo, nutrição, ambiência e sanidade.

Titular da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira destaca a importância do trabalho realizado junto aos agricultores mossoroenses participantes deste trabalho em conjunto com o Senar.

“A cadeia produtiva da suinocultura em Mossoró é de uma importância muito grande, tanto social, que ajuda a fixar o homem do campo, como também econômica. Esse trabalho tem o objetivo de qualificar esses produtores. Mensalmente, a equipe de professores, técnicos da Seadru e membros da Ufersa vão às propriedades e realizam esse trabalho de consultoria e orientação para o produtor conseguir ter uma maior eficiência na sua atividade”.

Professor e coordenador do projeto, Renan Herculano Rufino Moreira explica como foi o ano de 2023 e também a expectativa para o próximo ano. “2023 foi um ano para diagnóstico e monitoramento das criações de suínos e em 2024 esperamos melhorias na produção, trazendo a suinocultura como uma oportunidade de renda para a propriedade”.

0 Comentário(s)