Tamanho da fonte

Sábado - 02/12/2023

“Mossoró Rural”: Prefeitura e Senar formam alunos em cursos técnicos

Por: Thiago Braga
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) qualificam estudantes por meio de cursos técnicos, gerando oportunidades para o mercado de trabalho. Este sábado (2), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), foi marcado pelas apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos.

Na ocasião, 19 alunos dos cursos de Zootecnia e Fruticultura apresentaram seus trabalhos finais. São cursos técnicos com foco na zona rural, oportunizando mão de obra qualificada. Iniciativas voltadas para produtores rurais e seus filhos.

“No programa ‘Mossoró Rural’, um dos focos que a gente tem é a qualificação do agricultor e de seus filhos. Hoje, nós temos duas turmas se formando. Uma turma de técnico em fruticultura e outra em zootecnia. Esses alunos vão ter a opção de trabalhar em empresas da região e ainda a possibilidade de melhorar e qualificar a atividade da sua propriedade. É uma forma de a gente levar para o campo conhecimento e tecnologia com as novas formas de trabalhar, para que as suas cadeias produtivas possam ser mais eficazes e ter maior emancipação do homem do campo”, destacou Faviano Moreira, titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru).

Adengledson Mark, estudante do curso técnico em Fruticultura.

Adengledson Mark, estudante do curso técnico em Fruticultura, é um dos beneficiados com a iniciativa. “O curso vai nos ajudar bastante na formação técnica, auxiliando no trabalho de uma forma profissional. Além disso, vai nos qualificar lá na frente. O curso possibilita ter uma profissão melhor e nos ajudar de uma forma muito importante. Para quem trabalha já na área, como é o meu caso, ajudará bastante. Isso qualificará mais a minha profissão, ampliando mais o meu currículo”, declarou.

“O curso técnico em Fruticultura foi muito importante na minha carreira. Eu já trabalhava na agricultura e me trouxe mais conhecimento técnico que posso agregar no meu trabalho. É mais uma oportunidade que a gente tem para crescer com a fruticultura de Mossoró e região. Para mim foi muito importante. Eu só tenho que agradecer ao Senar e agradecer a Deus, também, em primeiro lugar. Dizer que estou muito feliz por esse momento que a gente sonhava tanto e agora chegou a nossa hora de conquistar esse objetivo”, disse Robson Dantas, estudante.

Érika Mckenzia concluiu o curso técnico em Zootecnia.

Érika Mckenzia concluiu o curso técnico em zootecnia, realizando apresentação do seu TCC na manhã deste sábado. “Para mim o curso veio agregar muito já que venho de família que trabalha com agricultura familiar. Dessa forma, quando eu decidi entrar no curso foi para agregar conhecimento à propriedade do meu pai. Eu não tinha noção de quanto englobava, do quão importante era. E hoje vejo que para o meu trabalho agregará muito, trazendo resultados positivos, visto que a gente trabalha com vários ramos de zootecnia”, ressaltou a estudante.

Estudante Selton Henrique.

O estudante Selton Henrique externou um pouco da experiência vivenciada no curso. “No início do curso, nós estudamos disciplinas como matemática básica, informática básica. Depois entramos em matérias específicas como nutrição, manejo e sanidade. Hoje, a conclusão representa um momento muito importante para a gente, pois o curso de qualificação permite que o filho do produtor faça uma capacitação”, relatou.

“O Senar atende ao público com a assistência técnica e a instrutoria. Em Mossoró, atualmente, nesse curso a gente vem com a instrutoria de cursos técnicos. Acreditamos que é uma parceria interessante tanto para o município quanto para a instituição que leva o curso até o produtor rural. Essa parceria soma ao nosso trabalho e a gente consegue atender ao município tanto em cursos técnicos como em assistência técnica, passando para o produtor o nosso objetivo e chegando ao município com esses cursos. Com isso, o produtor só tem a ganhar com essa qualificação profissional e técnica”, evidenciou Deborah Fonseca, representante do Senar/RN.

Faviano Moreira, titular da Seadru.

0 Comentário(s)