Tamanho da fonte

Agricultura
Quarta-feira - 29/11/2023

Prefeitura de Mossoró forma primeiras turmas de cursos técnicos na área rural

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Mossoró, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) gerarão os primeiros profissionais dos cursos técnicos com foco na zona rural. No próximo sábado (2), as turmas de Zootecnia e Fruticultura estarão concluindo o curso.

A apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) ocorrerá na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Ao todo, 19 alunos estão concluindo os cursos, sendo 13 deles da turma de Zootecnia e 6 na Fruticultura. Os trabalhos começam a ser apresentados a partir das 8h, no Centro de Aulas III, no Campus Leste da Ufersa.

“São os primeiros alunos de cursos técnicos formados pela Prefeitura de Mossoró e Senar com foco na área rural”, comemorou o titular da Secretaria de Agricultura. “Serão profissionais técnicos em Zootecnia e técnicos em Fruticultura que estão no estágio final do curso com a defesa dos trabalhos de conclusão de curso, chamados TCCs”, completou.

Há 4 turmas de cursos técnicos com aulas presenciais na Ufersa. As atividades presenciais ocorrem aos sábados, e aula on-line na plataforma no Senar. As turmas são de Zootecnia (2022.1), Fruticultura (2021.2), (2022.2) e Agronegócio (2023.1).

“É mão de obra qualificada que está sendo colocada para o mercado e, sobretudo, para que esses agricultores e filhos de agricultores possam estar desenvolvendo as atividades nas suas propriedades. Então, ganhamos pelo aspecto econômico e também pelo aspecto de sustentabilidade das propriedades, já que os agricultores e filhos vão ter condição maior de produzir, com mais eficiência, devido essa capacitação técnica”, disse Faviano.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Polo de ensino: Mossoró

Curso Técnico em Fruticultura             cod do Evento: 2021.2/2/2/008

Banca Examinadora:

- Tutor (a) Orientador (a): Maria Ítala Alves de Souza Rebouças

- Educador (a) Convidado (a):

Ana Verônica Menezes de Aguiar

- Representante do SENAR: Larissa Hermínia Augusto Bezerra