Tamanho da fonte

Quarta-feira - 18/10/2023

Rede Municipal de Ensino de Mossoró participa da 2ª Feira Kids do Semiárido Potiguar

Por: Maricelio Almeida
Foto: Maricelio Almeida (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró marcou presença na 2ª Feira Kids do Semiárido Potiguar, evento promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) nesta quarta-feira (18) no Centro de Exposições Enéas Negreiros (EXPOCENTER). Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, classificados durante a VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME), apresentaram seus projetos, abordando diferentes temáticas.

Foram 25 projetos selecionados para a Feira, contando com a participação de mais de 70 crianças, entre elas Livian Stephane, Nicole Gabriely e Raiany Beatriz, da Escola Municipal Paulo Cavalcante, que apresentaram um trabalho com o tema “Aprendendo com o mar: um estudo sobre as zonas abissais”.

“É uma experiência boa, eu nunca participei aqui na Ufersa, e estou gostando muito também das apresentações dos outros alunos, das outras escolas”, disse Livian Stephane. “A gente decidiu esse tema pela curiosidade em ver o que tinha no fundo do mar”, acrescentou Nicole Gabriely. “Foi uma grande honra para mim e para minhas colegas. Ciências é uma ótima matéria”, relatou Raiany Beatriz.

Foram expostos no evento trabalhos produzidos por alunos de escolas tanto da zona urbana quanto da zona rural. O grupo da estudante Allyce Aparecida, da Escola Municipal Professor Maurício de Oliveira, por exemplo, abordou a temática “A reutilização da água na comunidade Paulo Freire”.

“O trabalho foi ótimo. Reutilizar a água é muito importante para a comunidade toda, porque se a gente não reutilizar a água, não teremos o que beber. Também é muito importante para as plantas e os animais. Se a gente não reutilizar a água, a comunidade vai ficar sem e isso será muito ruim”, explicou Allyce, ao lado dos colegas de grupo.

A alimentação saudável também foi um dos temas explorados pelos alunos da Rede Municipal. O assunto foi destacado pelos estudantes Aislla Melany, Ângelo Gabriel e Maria Ísis. “A alimentação saudável é importante, porque ela não traz doenças, e sim muitos benefícios para a saúde”, comentou Aislla. “Eu falei sobre as guloseimas, que eu gosto muito, mas a gente não pode comer todos os dias”, alertou Ângelo. “Estou achado legal. É uma aula diferente”, afirmou Maria Ísis.

Familiares dos alunos fizeram questão de prestigiar as apresentações. “É a primeira feira de ciências dela, com seis anos já, antes não havia oportunidade para essa idade. Estou muito feliz. Tirei a manhã de folga para vir assistir. Achei muito importante incluírem eles já nessa idade, para criar gosto de pequeno. Gostei bastante”, relatou Isa Bruna, mãe de Maria Ísis.

“É a primeira vez que ele participa. A gente fica muito apreensivo, mas, ao mesmo tempo, satisfeito em saber que ele está aqui em um projeto tão grande assim, é muito satisfatório. É uma forma de incentivar já o futuro em relação a projetos científicos”, complementou Nilzete Delmiro, mãe do pequeno Ângelo Gabriel.

Supervisora da Escola Raimundo Fernandes, Tânia Turene ressalta a importância da participação das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no evento. “É uma alegria para a escola estar representada aqui hoje nessa feira, sem dúvida nenhuma. As crianças crescem, e nós também. A cada pesquisa, a cada momento, a cada etapa realizada, a gente vê a evolução das crianças. Desde pequeno, estávamos trabalhando com a pesquisa científica, isso só engrandece as crianças”.

Classificada com uma das professoras nota 10 na Feira do Semiárido, Kéllia Araújo também reforça o papel do evento no processo de desenvolvimento dos alunos. “A participação das crianças desde cedo na feira é de fundamental importância para que eles desenvolvam esse poder investigativo, que eles sintam o desejo de se tornarem cientistas e esse evento é uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento dessas habilidades para as crianças”, disse.

Além de trabalhos desenvolvidos por alunos do 1º ao 5º ano, a Rede Municipal também teve outros 25 projetos, elaborados por estudantes do 6º ao 9º ano, credenciados para a XIII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar (FCSP), que acontece nesta quinta (19) e sexta (20), também no Expocenter.

0 Comentário(s)