Tamanho da fonte

Terça-feira - 19/09/2023

VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró começa nesta quarta-feira

Por: Maricelio Almeida
Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Será aberta nesta quarta-feira (20), às 8h, em pavilhão montado na Estação das Artes Elizeu Ventania, a VI Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). O evento, que estimula o conhecimento científico desde a Educação Básica, reunirá mais de 700 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Eles irão expor mais de 180 projetos e mostras ao longo de dois dias, sempre das 8h às 17h. Os estudantes estão empolgados com a Feira.

“Acho muito importante, porque vou adquirir novas aprendizagens, fazer outras amizades, adquirir experiências que levarei para a vida toda. Estou empolgada, mas também bem nervosa, ansiosa, e muito feliz por poder apresentar o nosso projeto na Fecirme, estou muito orgulhosa por mim e pelo meu grupo”, destacou Maria Wesliany da Silva, aluna do 7º ano da Escola Municipal Rotary.

O projeto que será apresentado por Wesliany e os demais integrantes do seu grupo (Ana Luiza e Artur Ismael) consiste na produção de uma colher de baixo custo para pessoas com fraqueza muscular, confeccionada com garrafa PET, colher descartável e cola quente.

“Nossa colher é como uma colher comum, porém é adaptada para pessoas com fraqueza muscular, porque nem todo mundo tem condições de obter a colher original, que pode chegar a custar R$ 300,00, em média. Então, por esse motivo, a gente resolveu criar uma colher de baixo custo, pensando na qualidade de vida dessas pessoas”, acrescentou Ana Luiza.

Outro tema que será abordado pelos alunos da Escola Municipal Rotary diz respeito à confecção de um jogo para aprimoramento da produção textual dos alunos, idealizado pelos estudantes Marianny Christine, Luís Eduardo e Maria Isabelly, do 9º ano.

“A gente está confiante. Pegamos um tema atual, que acontece em nossa sala de aula, por exemplo, que é a dificuldade em gramática e português. Por isso decidimos fazer esse jogo, para os alunos poderem aprender brincando”, resumiu Maria Isabelly.

Davi de Freitas e Pamela Rayane irão expor na VI Fecirme um projeto sobre a construção de uma receita com o uso da casca do ovo. “Nossas expectativas estão muito altas, e a gente está se esforçando, quem sabe até para conseguir uma credencial para outras feiras, como a da Ufersa. Nosso projeto é uma receita com casca de ovo para auxiliar no fortalecimento dos ossos, principalmente das pessoas que possuem intolerância à lactose”, disse Pâmela.

O estudante João Pedro, também da Escola Municipal Rotary, destaca o tema do projeto que irá apresentar na VI Fecirme. “Eu gosto de participar, porque acho muito interessante a ciência e adquiro muitos conhecimentos. Meu projeto é sobre como a alimentação escolar pode amenizar os sintomas de ansiedade”, pontuou.

O diretor da Escola Rotary, Kahlil Gibran, reforça a importância da Feira e a participação dos alunos da unidade no evento. “Os alunos do Rotary são protagonistas em tudo que fazem. Eles, em parceria com seus familiares, professores, fizeram projetos bem elaborados, com profundidade nas pesquisas. E todas as condições de trabalho, tanto para professores quanto para alunos, foram ofertadas pela escola. Então, eles estão preparados para uma bela apresentação”, concluiu.

0 Comentário(s)