Tamanho da fonte

Prefeitura de Mossoró promove encontro formativo sobre inclusão e acessibilidade

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Mossoró realizou evento alusivo à campanha “Setembro Verde”, mês da inclusão da pessoa com deficiência. O encontro, sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), reuniu servidores municipais, representantes de associações, sociedade civil e comunidade acadêmica.

O evento denominado “Compreendendo caminhos: um diálogo sobre às práticas de acessibilidade e inclusão” evidenciou a importância das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Neste momento a formação foi direcionada aos gerentes de equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

“Na próxima quinta-feira (21) será celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Visamos trazer, primeiramente, para os equipamentos da Saúde, Assistência e Educação, momentos de formação com as secretarias, com os gestores desses equipamentos para estar de fato efetivando e garantindo o acesso das pessoas com deficiência, com dignidade a seus espaços. Isso para levar um bom acolhimento, uma boa recepção e uma boa efetivação dessas políticas”, frisou Camila Morais, coordenadora de Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência do município.

Inicialmente, a capacitação é realizada com o público que trabalha à frente dos equipamentos do município. A proposta da Semasc é que a capacitação seja contínua, se estendendo aos demais servidores que integram a rede municipal de assistência social, saúde e educação.

"É um encontro formativo que estamos promovendo com os nossos funcionários dos mais diversos equipamentos. É preciso trabalhar com esse público questões que envolvem acessibilidade para criar ambientes preparados para receber pessoas com deficiência. Então, isso é o ponto de partida com o treinamento que deve se estender a outros servidores do município. Chegaremos a todos os equipamentos da Saúde, Assistência Social e Educação. Todas as ações são frutos de iniciativas coletivas com várias instituições. Acreditamos que quando ouvimos a todos construímos uma pauta fortalecida dialogando sobre diversos assuntos," informou Petras Vinícius, assessor especial da Semasc.

“Estamos hoje aqui no auditório do IFRN para realizar um momento onde vamos discutir acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. É importante que a gente continue construindo as opções para ajudar cada vez mais a pessoa com deficiência dentro dos nossos equipamentos e no município de Mossoró”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

O secretário municipal de Educação também ressaltou a importância do diálogo e ações na garantia dos direitos da pessoa com deficiência. “Há uma demanda crescente por esse tipo de atendimento. Hoje temos cerca de 1.200 alunos com algum tipo de necessidade educacional específica. Há um movimento grande na educação. Essas demandas também estão presentes na saúde e vimos aqui a partir das falas dos participantes, aqueles que compuseram essa mesa, esse dispositivo conosco. Por isso é importante dialogar com essas três secretarias, com os nossos centros de apoio e com outras instituições que também têm iniciativas importantes, como o próprio IFRN, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e UFERSA. A iniciativa é fundamental, porque é necessário cada vez mais que somemos esforços. Que trabalhemos em parcerias. Que trabalhemos juntos na busca de alternativas para as pessoas com deficiência”, enfatizou Marcos Oliveira.

0 Comentário(s)