Tamanho da fonte

Quinta-feira - 19/01/2023

Jornada Pedagógica da Rede Municipal acontecerá de 30 de janeiro a 4 de fevereiro

Por: Maricelio Almeida
Foto: Arquivo | Célio Duarte (Secom/PMM)

A Jornada Pedagógica 2023 da Rede Municipal de Ensino de Mossoró será realizada de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, com o tema “A prática educativa: planejamento, ação e resultados”. O evento, que antecede o início das aulas, contempla uma série de atividades, como a abertura oficial do ano letivo, no dia 1º de fevereiro, às 18h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

A programação da Jornada começa às 8h do dia 30 de janeiro, por meio de Encontro com Gestores e Supervisores, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Essa atividade, que abordará o tema “Rotinas escolares para uma gestão de sucesso”, segue também no dia 31, no mesmo horário. A formação será ministrada pele equipe da Secretaria Municipal de Educação e contará também com apresentações culturais.

A Jornada Pedagógica tem sequência no dia 1º de fevereiro, quando acontece a abertura do ano letivo 2023. O evento reunirá professores, gestores e supervisores no Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 18h30. A conferencista da noite será a Profª. Dra. Antônia Bruna da Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, e o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, também apresentarão suas mensagens.

“Trata-se de um momento importante, no qual levamos a nossa mensagem a todos os profissionais da Rede, apresentando aquilo que norteará as ações da Secretaria ao longo do ano. A temática escolhida tem relação com o nosso fazer: no nosso primeiro ano da nova gestão na Educação, nossas ações estiveram muito focadas no planejamento; o segundo ano foi de muita ação, culminando inclusive com o lançamento do maior programa de investimentos em educação do município, o ‘Mossoró Cidade Educação’”, pontua a secretária Hubeônia Alencar, acrescentando:

“Tudo isso tem como objetivo principal os resultados, pois o nosso foco deve ser sempre as aprendizagens dos alunos. Alguns dos resultados já se apresentam, sendo reconhecidos inclusive por meio de premiações recebidas durante o ano 2022”, relatou a secretária.

No dia 2 de fevereiro serão promovidos minicursos por etapas de ensino, tendo como proposta norteadora “O planejamento a partir do Documento Curricular do Rio Grande do Norte (DCRN)”. A programação será desenvolvida pela manhã e à tarde, dividida por turmas, e realizada em diferentes espaços, como o auditório Amâncio Ramalho, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), auditório da Universidade Potiguar (UnP), auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Uern e auditório da Faculdade de Ciências da Saúde, também da Uern.

Os minicursos abordarão temas como “Planejando a Educação Infantil a partir dos campos de experiências”, “Crianças/alunos com deficiência: conhecer para potencializar as aprendizagens”, entre outros. Encerrando a programação, nos dias 3 e 4 de fevereiro as escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) desenvolvem as suas Jornadas Pedagógicas, debatendo o tema “Avaliação, planejamento e organização das unidades de ensino”.

0 Comentário(s)