Tamanho da fonte

Terça-feira - 25/10/2022

Rede Municipal de Ensino participa da 1ª Feira Kids do Semiárido Potiguar

Por: Maricelio Almeida
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró marcou presença na 1ª Feira Kids do Semiárido Potiguar, evento promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) nesta terça-feira (25) no Centro de Exposições Enéas Negreiros (EXPOCENTER). Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, classificados durante a V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME), apresentaram seus projetos, abordando diferentes temáticas.

“Tivemos 25 projetos selecionados para a 1ª Feira Kids do Semiárido Potiguar, contando com a participação de 75 estudantes do 1º ao 5º ano. Lembrando que a Rede Municipal inseriu, na edição deste ano da Fecirme, os alunos dos Anos Iniciais, o que foi muito gratificante. É a produção científica sendo estimulada desde cedo, o que representa um avanço para o desenvolvimento dessas crianças”, pontuou a professora Gláucia Filgueira, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da SME.

Foram expostos no evento trabalhos produzidos por alunos de escolas tanto da zona urbana quanto da zona rural. “Está sendo muito legal participar da Feira Kids. Nosso trabalho é sobre a construção de um robô”, destacou a aluna Laura Beatriz, do 4º ano da Escola Paulo Cavalcante de Moura.

“Começamos o nosso projeto com a tempestade de ideias, foi quando escolhemos o tema ‘Cultivando valores sociais para um mundo de igualdades’. Queremos um mundo com menos preconceito, e é esse o objetivo do nosso trabalho”, pontuou a estudante Jafanny Safira, do 5º ano da Escola José Gonçalves, localizada na zona rural de Mossoró, região de São João da Várzea.

“Tivemos a ideia de criar esse projeto sobre as abelhas e contamos com a ajuda do professor. Ficamos um pouco nervosos no início, mas deu tudo certo na apresentação. Aprendemos muitas coisas, como, por exemplo, o quanto as abelhas são importantes para o nosso dia a dia”, relatou o estudante Francyelhio Filipi, também da Escola José Gonçalves.

Além de trabalhos desenvolvidos por alunos do 1º ao 5º ano, a Rede Municipal também teve outros 25 projetos, elaborados por estudantes do 6º ao 9º ano, credenciados para a XII Feira de Ciências do Semiárido Potiguar (FCSP), que acontece nesta quarta (26) e quinta (27), também no Expocenter.

“Ter nossos projetos apresentados em uma feira importante como a da Ufersa só comprova a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo na rede municipal. A nossa Feira de Ciências é o momento de coroação de um trabalho que foi construído e desenvolvido durante todo o ano. Estimular a ciência, agora desde os Anos Iniciais, surtirá um efeito muito positivo na formação dos alunos, como atuais pesquisadores e futuros cientistas, como pessoas cidadãs que vão entender, no futuro, a importância de se trabalhar com critérios, observações, análise dos dados, dos fatos”, conclui a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

0 Comentário(s)