Tamanho da fonte

Terça-feira - 23/08/2022

Feiras de ciências têm sequência em escolas das zonas urbana e rural nesta quarta-feira

Por: Maricelio Almeida
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)

As feiras de ciências nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró têm sequência nesta quarta-feira (24), com apresentações de projetos desenvolvidos por alunos das escolas Senador Duarte Filho, Alexandre Linhares e Ronald Pinheiro Néo Júnior (zona urbana) e Francisco de Assis Nogueira, localizada na comunidade Sussuarana (zona rural).

Nas escolas Alexandre Linhares e Senador Duarte Filho, as exposições dos trabalhos acontecem pela manhã e à tarde. As apresentações na Ronald Pinheiro Néo Júnior serão realizadas somente pela manhã. Já na Escola Francisco de Assis Nogueira os projetos serão apresentados à tarde.

As feiras nas escolas foram iniciadas no dia 17 de agosto e antecedem a realização da V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro. Até o final deste mês, serão mais de 500 projetos expostos nesta etapa. Desse total, serão selecionados aproximadamente 150 trabalhos para apresentação na Fecirme.

“A realização de feiras de ciências como estratégia didática é muito importante para o desenvolvimento da metodologia científica desde os anos iniciais da Educação Básica, visando a formação de futuros pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento”, pontuou Hélio Oliveira, presidente da comissão organizadora da Fecirme.

Uma das principais novidades da V Fecirme e das feiras nas escolas é a inclusão das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na programação do evento, como destaca Afonso Magnus, supervisor pedagógico na SME e membro da comissão organizadora do evento.

“Inicialmente nós temos as feiras sendo desenvolvidas nas escolas, até o dia 31 de agosto. Na sequência, teremos a V Fecirme, inclusive este ano com um elemento novo, que é a nossa Feira Kids, porque até então a gente só trabalhava com alunos do 6º ao 9º ano, e agora nós temos a oportunidade também de começar com os pequeninhos, desde o 1º até o 5º, e do 6º ao 9º ano, de toda a Rede Municipal de Ensino”, afirmou Afonso.

Uma outra novidade no contexto de incentivo à ciência na Educação Básica é a participação da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura na primeira edição da Feira de Ciências Kids do Semiárido Potiguar, iniciativa promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

0 Comentário(s)