Tamanho da fonte

Secretaria de Saúde apresenta projeto "Ponto do Cuidado" em evento nacional

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Divulgação/PMM

O projeto "Ponto do Cuidado", desenvolvido pela equipe da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Epitácio Costa de Carvalho e profissionais residentes do Programa de Pós-Graduação em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, foi apresentado nesta terça-feira (12) na 17ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS.

A Mostra promove o encontro, a troca de experiências, a construção de novos conhecimentos e o aprendizado entre trabalhadores e gestores da saúde no âmbito municipal. Consiste na apresentação de experiências de impacto positivo para o SUS em todo o Brasil.

O evento está sendo realizado em Campo Grande, Mato Grosso Sul, e abriu o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas apresentou o trabalho que levou saúde para além dos muros da UBS. Ela destacou a importância da escolha do projeto.

“Nós enviamos alguns trabalhos de nossas Unidades Básicas de Saúde e um deles foi escolhido para ser apresentado neste evento. O projeto foi desenvolvido na UBS Epitácio da Costa Carvalho, no bairro Pintos. O "Ponto do Cuidado" foi muito bem avaliado do quanto a unidade de saúde pode fazer pelo povo, quanto contribui para levar saúde para cada um”, disse a titular da SMS, que ressaltou a importância para Mossoró de mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido na área da saúde. “Foi um evento muito importante para Mossoró, pra gente mostrar o nosso trabalho, a força e a resistência do nosso povo”, completou.

A estratégia "Ponto do Cuidado" busca levar saúde para além dos muros da UBS. A pandemia da Covid trouxe diversos problemas para a população, desde o comprometimento da saúde das pessoas até problemas socioeconômicos. O isolamento social necessário nesse período gerou impactos na saúde mental, onde observou-se cada vez mais casos de ansiedade e depressão na população.

“Nessa perspectiva, os usuários da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Epitácio da Costa Carvalho do município de Mossoró/RN sentiram esse impacto, pois com os períodos de quarentena instituídos pelo município, o fluxo dos usuários diminuiu na UBS e o acompanhamento das condições de saúde da população, sobretudo das doenças crônicas, ficou mais fragilizado”, diz trecho da apresentação.

Após definir planejamento e discutir as atividades a serem realizadas, parte da equipe de profissionais sai da unidade para um local na área de abrangência que tem um grande fluxo de pessoas e que seja mais central. Por exemplo, a equipe já realizou a estratégia em um ponto de ônibus, uma praça na calçada de uma moradora.

Como resultados práticos, a experiência "Ponto do Cuidado" proporcionou levar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de auriculoterapia e aromoterapia para a população facilitando o acesso dessas práticas aos usuários que muitos não conheciam. Com as PICSs os usuários relataram resultados positivos sobre a melhora nos sintomas de alguns problemas de saúde, desde físicos como psicológicos (ansiedade).

A distribuição das mudas de plantas medicinais possibilitou uma maior integração da UBS com a comunidade, aumentando o vínculo e troca de experiências. Os momentos de fechamento da estratégia com a discussão com a comunidade, permitiu conhecer mais de perto suas necessidades de saúde, opiniões sobre a estratégia e sugestões para os próximos encontros, sendo muito importante para o planejamento, monitoramento e a eficácia da estratégia.

Os objetivos da estratégia "Ponto do Cuidado", são: ofertar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de auriculoterapia e aromoterapia, em locais pré-selecionados na área de abrangência da UBS; Realizar atividades de educação em saúde sobre temas relevantes da situação de saúde do território, em locais pré-selecionados na área de abrangência da UBS; Distribuir mudas de plantas medicinais e degustação de chás da farmácia viva da UBS para a população, em locais pré-selecionados na área de abrangência da UBS; Informar sobre o funcionamento dos serviços da UBS, como o cronograma de atendimentos dos profissionais, em locais pré-selecionados na área de abrangência da UBS; Conhecer as demandas e necessidades da população sobre sua situação de saúde no olhar do usuário.

0 Comentário(s)