Tamanho da fonte

Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Walmir Alves/SECOM/PMM

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental, realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma ação com profissionais, pacientes e familiares dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), unidade de acolhimento e dos ambulatórios.

A atividade ocorreu na Praça Vigário Antônio Joaquim, mais conhecida como Praça da Catedral. É um dia para lembrar a luta do movimento social que mudou a assistência à saúde mental no Brasil. Coordenadora de Saúde Mental da SMS, Kaliane Fernandes explicou que esse dia é importante para promover a saúde mental e que todos têm direito ao autocuidado.

“É muito importante a gente trazer esse tema da luta antimanicomial e promover a saúde mental para que todos saibam que nós temos direito ao autocuidado. OS CAPSs de Mossoró trazem essa proposta do autocuidado, do autoconhecimento e acessível a todos”, disse a coordenadora que destacou que os equipamentos têm trabalho preventivo de orientação e terapêutico no cuidado com crianças, adolescentes e adultos.

“Buscamos minimizar sofrimento e situações difíceis. Nosso objetivo é trazer a saúde mental para a rua e não só estar nos espaços privados das instituições. Estamos trazendo esse momento de reflexão e discussão da importância da saúde mental como direito do cidadão”, ressaltou.

Psicóloga do CAPS Infantil, Cintia Pinheiro enfatizou que com os reflexos da pandemia aumentou a pressão sobre a saúde mental das pessoas. Medidas para frear a disseminação da Covid-19, como o isolamento, contribuíram para a piora da saúde mental da população.

“A gente vê aumento na ansiedade, nos transtornos de humor em relação as muitas medidas tomadas para frear a contaminação pelo vírus. Todos nós sofremos com o isolamento, perda de pessoas queridas e isso reflete mais ainda da importância de se autocuidar, cuidar da saúde mental”, disse.

Diversos pacientes atendidos pelos equipamentos da saúde mental do município estiveram presentes à ação realizada na Praça da Catedral nesta quarta-feira. Um deles, Zé Neto da Costa, ressaltou que gosta de participar das atividades realizadas no CAPS do Alto da Conceição.

“Gosto muito de participar das atividades do CAPS do Alto da Conceição. É um benefício para mim participar das atividades físicas, ocupo também minha mente. Gosto de falar com a psicóloga que me ajuda muito. Desde 2004 que eu frequento o CAPS”.

OS CAPSs atendem por mês duas mil pessoas. Já em relação aos atendimentos das especialidades o número chega a aproximadamente 4 mil. Há atendimentos de psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, psicopedagogo, pedagogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e técnico de enfermagem.

0 Comentário(s)