Tamanho da fonte

 Meio Ambiente
Quinta-feira - 10/03/2022

Programa “Mossoró Verde” leva ações de educação ambiental e arborização às escolas

Por: Thiago Braga
Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

As ações de educação ambiental e arborização no município seguem progredindo a partir do trabalho da Prefeitura de Mossoró. Na manhã desta quinta-feira (10), as equipes do programa “Mossoró Verde” promoveram plantio e doação de mudas no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Prof. Alfredo Simonetti, mais conhecido como Colégio Supletivo.

O programa tem como objetivos o fortalecimento da Educação Ambiental no município; promoção de melhoria e bem-estar nas dimensões climática e ambiental; qualidade de vida da população; melhoria nos indicadores de sustentabilidade socioambiental no município.

“O programa chega a mais um equipamento público. Hoje, estamos realizando uma ação de plantio. Aqui foi uma demanda que chegou até a nossa equipe nos solicitando o plantio para a escola que tem um espaço considerável. Nós identificamos a necessidade, a equipe de Parques e Jardins fez todo um trabalho, conseguimos mobilizar alunos, Tiro de Guerra e sociedade civil para participar”, declarou Zildenice Guedes, gerente de Educação Ambiental.

O programa “Mossoró Verde” busca tornar Mossoró mais arborizada, ocupando áreas verdes e oportunizando alcançar uma cidade sustentável.  A iniciativa ainda visa alcançar as diretrizes de dois importantes instrumentos internacionais que têm orientado as cidades para a promoção do Desenvolvimento Sustentável: a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana.

“A nossa maior preocupação, além da preservação do meio ambiente, é revitalizar o espaço urbano com arvores que identifiquem a nossa flora. Nós temos uma expansão de árvores que são estrangeiras e podem causar danos ao meio ambiente. Então, daí surgiu a ideia, busquei o município para a parceria e hoje estamos realizando a ação de plantio de árvores nativas para promoção do bem-estar e melhorias da nossa qualidade de vida”, explicou Arikson Cortez, professor do CEJA.

No CEJA Alfredo Simonetti, a Educação Ambiental faz parte do conteúdo trabalhado em sala de aula com os alunos. “A questão da educação ambiental, preservação do meio ambiente tem sido trabalhado dentro da escola e hoje estamos podendo colocar em prática para que haja uma melhor internalização do conhecimento para os nossos alunos, destacou Ludemyr Silveira, professora de Biologia e vice-diretora do CEJA

A ação do programa “Mossoró Verde” no CEJA teve expressiva participação dos alunos que elencam os benefícios da arborização. “Mossoró é uma cidade muito quente, então se faz necessário o plantio de árvores para melhorar as condições climáticas. Com a arborização vai melhorar tudo no nosso meio ambiente”, disse José Ribamar, estudante do CEJA.

O "Mossoró Verde" é realizado através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU). “Aqui na escola já existe a identificação do ‘Amigo Verde’, porque os próprios servidores e alunos da escola vão manter essa área que está recebendo a ação de plantio no dia de hoje”, concluiu Zildenice Guedes.


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)