Tamanho da fonte

Ajuste em adutora regulariza abastecimento de água no Sítio Independência

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

Serviço realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), na adutora que abastecia as comunidades de Pedra Branca e Independência regularizou o abastecimento de água da última. Com a adutora antiga, os moradores do Assentamento Independência sofriam com a baixa quantidade de água que chegava à localidade.

O problema persistia há pelo menos duas décadas e foi resolvido com o ajuste no equipamento. Agora, cada comunidade recebe a própria água. “Hoje o Assentamento Independência está recebendo água de forma normal diante da possibilidade técnica para fazer esse ajuste na adutora para que a água pudesse chegar”, disse o gerente executivo da SEADRU, Raniere Barbosa.

A regularização do abastecimento da água na localidade deixou os moradores satisfeitos. Antes, eles sofriam com o problema do líquido não chegar em forma plena e que agora, com o ajuste na adutora, chega duas por semana. Eles relataram a dificuldade encontrada nesses muitos anos sofrendo com a irregularidade na chegada da água na comunidade.

“A gente tinha dificuldade de água. A gente falou com o secretário Faviano a respeito do problema. Eles estudaram junto com a gente qual era a solução. Dissemos que era colocar canos pela comunidade de um agricultor. Depois que foi concluído essa atividade agora nós temos água. As casas não tinham água, tinham de comprar água, não compram mais. Agora nós temos água na comunidade. Desde que chegamos aqui nós tínhamos dificuldade de água. Depois de 20 anos o problema foi resolvido, explicou a agricultora e professora Rita Lucas”.

“O problema era grave. Eu moro lá na primeira vila. A água chegava na primeira vila e para cá (Assentamento Independência) não vinha. Nós pegávamos o restante da Pedra Branca e eles (Independência) o resto de Pedra Branca e o da gente. Muito gente não tinha consciência de pegar a água dele e fechar para a água passar para cá. Agora, graças a Deus, a água está chegando. Muitas vezes a água não dava para chegar lá no final”, frisou o agricultor Sebastião Bezerra.

“Há uns quinze dias, eles vieram e cumpriram o que falaram. Agora a água está chegando. Depois que a Secretaria mudou a tubulação a água está chegando. É muito importante para nós que vivemos na agricultura". "Melhorou bastante”, falou o também agricultor Luiz Carlos da Silva. Os três agricultores moram na localidade há mais de uma década.

Titular da Secretaria de Agricultura, Faviano Moreira disse que essa é a quarta ação do tipo realizada pela pasta. Serviços semelhantes foram realizados no Bom Destino, Solidão e Vila Vintém.

“Estamos levando segurança hídrica e qualidade de vida. Conversamos com a comunidade, encontramos uma solução e viabilizamos a execução do serviço. Como já foi dito, desde a constituição do assentamento que nunca teve uma condição de água em quantidade e de forma frequente aqui para os moradores. Nós já fizemos esse trabalho levando adutora para Solidão, Bom Destino e Vila Vintém e agora chegamos aqui no Independência”, explicou.

0 Comentário(s)