Tamanho da fonte

Mossoró Rural formaliza cooperativas em São Romão, Paulo Freire e Senegal

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

O programa Mossoró Rural, desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), já formalizou três cooperativas.

A primeira delas foi na comunidade de São Romão. A formalização aconteceu no mês de julho. Em agosto, o termo foi assinado pelos agricultores do Assentamento Paulo Freire. Por fim, neste mês de setembro foi a vez da cooperativa Multi Agrícola Senegal. Elas já estão aptas a trabalhar com o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Consultora do Sebrae, Ivaneide Ferreira destacou a iniciativa dos agricultores em formar cooperativas para a geração de renda através da venda de produtos oriundos das localidades. “É de grande importância para o Mossoró Rural e para o agricultor a formalização dessas cooperativas, porque as cooperativas são criadas para gerar trabalho e renda para os seus associados”.

A consultora explica que a cooperativa funciona ajudando os cooperados na sua produção agrícola. Ela ressalta ainda que os agricultores vão ter acesso à assistência técnica para melhorar seus produtos. “Agora eles vão colocar os seus produtos de maneira legal no mercado, vão poder comercializar”, resumiu.

O pequeno e médio agricultor que pretendem formalizar uma cooperativa dentro do Mossoró Rural devem procurar a Secretaria de Agricultura ou Sebrae. É necessário que exista um grupo mínimo de 20 pessoas para constituir a cooperativa.

“Eles devem procurar a Secretaria ou o Sebrae para entender como é esse processo. É importante que esses agricultores tenham um número quantitativo na comunidade que tenha algum tipo de produção para que a gente possa entender e fazer a melhor orientação. Se é uma cooperativa no primeiro momento, se é uma associação ou é uma organização de grupo. Então, o representante vai sentar com a gente e dizer o que pretende e vamos dar os caminhos para que eles tomem a melhor decisão do seu melhor encaminhamento”.

0 Comentário(s)