Tamanho da fonte

Quarta-feira - 14/07/2021

Reuniões realizadas em Natal visam apoio ao agricultor mossoroense

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Reprodução

Com uma pauta extensa de demandas relacionadas a zona rural de Mossoró, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira, se reuniu com membros de secretarias e entidades ligadas ao setor em Natal no início dessa semana.

O titular da SEADRU participou de uma reunião no Instituto de Gestão e Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). O encontro discutiu pontos de apoio ao agricultor mossoroense com relação a outorga de água dos poços da região.

“Nós tivemos uma reunião com o Igarn e discutimos alguns pontos de como podemos apoiar o agricultor mossoroense com relação a outorga de água dos poços da nossa região tanto para o consumo humano, que tem a gestão da Prefeitura, quantos poços produtivos dos nossos produtores”, destacou.

Faviano Moreira também se reuniu com a chefia da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) do Rio Grande do Norte. “Levamos nossas solicitações relacionadas as máquinas, implementos agrícolas, poços e apoio a cadeias produtivas da caprino-ovicultura e da apicultura”, explicou.

Outro encontro foi com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O secretário de Agricultura de Mossoró pleiteou mais palmas de forrageira para distribuição para o produtor rural e também falo sobre um evento ligado a pecuária que a Secretaria pretende realizar no segundo semestre desse ano.

“Tivemos reunião com doutor Renato, que é da Secretaria Estadual de Agricultura e com Rodrigo Maranhão, diretor geral da Emparn. Fizemos pleitos para que consigamos mais palmas forrageiras para distribuição para o produtor rural, falamos também sobre o programa de feno e de um evento ligado a pecuária que pretendemos fazer no segundo semestre desse ano. Fizemos pleitos ainda de algumas ações envolvendo a cadeia da cajucultura e também de fruteiras nativas, como a parte da cajarana”.

Por fim, houve reunião com o diretor geral do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn). O encontro serviu para alinhar uma parceria maior entre as entidades e também avançar na discussão sobre o Consórcio de Municípios envolvendo o serviço de inspeção.

“Tivemos uma reunião com o diretor geral do Idiarn no sentido de estreitar laços e fazer uma parceria maior entre o instituto e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) onde acordamos trocarmos permuta de informações técnicas entre os estabelecimentos que nós fazemos a fiscalização e os estabelecimentos que o Idiarn também faz fiscalização aqui no Estado e também avançamos na discussão sobre o Consórcio de Municípios envolvendo o serviço de inspeção”.

0 Comentário(s)