Tamanho da fonte

Sexta-feira - 09/07/2021

Segmentos da cultura e do turismo participarão de oficinas para traçar planejamento do Mossoró Cidade Junina 2022

Foto: Wilson Moreno/PMM

Os segmentos da cultura e do turismo serão ouvidos pela Prefeitura de Mossoró antes da elaboração do planejamento do Mossoró Cidade Junina 2022. A partir deste mês, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e instituições parceiras iniciam uma série de oficinas para fazer um diagnóstico e traçar oportunidades de negócios do MCJ. O objetivo é solucionar fragilidades e impulsionar os negócios a partir do turismo do evento cultural. Em 2022, o Cidade Junina completa 25 anos com perspectiva de ser presencial.

Os trabalhos para planejar a próxima edição do Mossoró Cidade Junina foram iniciados nesta semana. As secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDAT) participam do Conselho Municipal de Turismo, que reúne várias entidades e instituições. A partir do Conselho Municipal de Turismo serão traçadas estratégias para ouvir as cadeias de cultura e turismo do município. Foram criados três grupos de trabalho que farão levantamentos e diagnósticos. Um dos grupos trata de Negócios para o Mossoró Cidade Junina 2022. O objetivo é ouvir os segmentos diretamente envolvidos no MCJ para definir quais oportunidades de negócios devem ser promovidas no evento, além da identificação de gargalos de edições anteriores que impactam negativamente.

Nesta sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Cultura juntamente com o SEBRAE, UERN e a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) definiram o cronograma de oficinas onde serão reunidos vários segmentos. Participaram da reunião e integram o grupo de trabalho a professora Raimunda Maria, da UERN; Oberi Penha, representando a ACIM; Ralph Juliano e Paulo Miranda, do SEBRAE.

“Essa reunião é o segundo encontro do grupo de trabalho para pensar como iríamos trabalhar, fazer esse diagnóstico a partir da cadeia produtiva articulada entre turismo e cultura. Nós elencamos número bem significativo em torno de oito cadeias. Vamos iniciar, por exemplo, com os quadrilheiros e artesãos. Na sequência, nós vamos trabalhar com os artistas, atores, músicos e bailarinos. Vamos trabalhar também com o pessoal de eventos, incluindo também a cadeia produtiva de alimentação, os barraqueiros e os restaurantes. Temos outro grupo de trabalho com hotéis e pousadas. Tem o grupo de trabalho relacionado à mobilidade urbana. Além das entidades que estão relacionadas com o desenvolvimento do município de Mossoró”, destacou o secretário de Cultura Etevaldo Almeida.

Os representantes das cadeias receberão capacitação sobre “Importância do Turismo de Negócios” e debaterão sobre oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos. Com base nas discussões das oficinas será elaborado um relatório, permitindo a construção de um plano de ação para o planejamento do Mossoró Cidade Junina.

“Essas oficinas serão realizadas para que possamos identificar as potencialidades, as fragilidades, os pontos fortes e os pontos fracos, tomando como referência a Matriz Swot. Cada um dos membros dessa cadeia apontam as fragilidades, potencialidades e as oportunidades para que saímos com um relatório, apresentando esse resultado ao Conselho Municipal de Turismo. A partir de então, incluir no projeto do Mossoró Cidade Junina 2022 as proposições vindas da cadeia produtiva de turismo, envolvendo também a cultura”, explicou o secretário.

As oficinas serão realizadas no SEBRAE das 8h às 12h nas terças e quintas-feiras, mas poderão ser remanejadas para um local mais amplo (Teatro Municipal Dix-Huit Rosado) em caso do número de participantes ser maior. Todos os protocolos de prevenção a Covid-19 serão seguidos.

CRONOGRAMA DE OFICINAS

Dia 27/07 - Quadrilheiros e artesãos;

Dia 29/07 - Artistas (bailarinos, atores, músicos e artistas de circo) e profissionais do entretenimento;

Dia 3/08 - Ambulantes e barraqueiros;

Dia 5/08 - Operadoras de turismo, agências de viagens e guias;

Dia 10/08 - Hotéis e pousadas;

Dia 12/08 - Restaurantes e lanchonetes;

Dia 17/08 - Transfers, motoristas de aplicativo de transportes, taxistas e mototaxistas;

Dia 19/08 - Instituições (CDL, ACIM, Fecomércio e Sindivarejo Mossoró Convention & Visitors Bureau - MC&VB).

1 Comentário(s)