Tamanho da fonte

Quinta-feira - 17/06/2021

Levantamento traça perfil dos trabalhadores do comércio popular de Mossoró

Foto: Célio Duarte

Nesta quinta-feira (17) a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDAT) apresentou ao prefeito Allyson Bezerra o resultado da Pesquisa de Perfil Sócioeconômico do Comércio Popular e Ambulante de Mossoró. A pesquisa foi realizada no período de 22 de abril a 14 de maio de 2021, no Vuco-Vuco, Cobal, Mercado Central, Mercado do Bom Jardim, Mercado do Alto da Conceição, Feira do Peixe e ruas do centro de Mossoró.

De acordo com os dados Mossoró possui 1.104 trabalhadores no comércio popular. Desse total 666 profissionais atuam sem permissão (60,3%) e 438 profissionais possuem permissão (39,7%). "Essas informações são importantes para que o poder público municipal possa direcionar ações para fortalecer a atividade econômica. Nós já nos antecipamos e demos início aos projetos de reforma e ampliação do Vuco-Vuco e da Cobal para acomodar os trabalhadores que estão atuando sem permissão", disse o prefeito Allyson Bezerra.

A pesquisa evidenciou ainda que a renda estimada mensal gerada pelo comércio popular é estimada em R$ 2,5 milhão mensal, proporcionando renda bruta média mensal de R$ 2.235,00 para cada comerciante popular. As pessoas se deslocam predominantemente de motocicleta e operam em bancas, quiosques ou boxes. Do total de trabalhadores 68% são do sexo masculino e 32% do sexo feminino.

"Esse estudo é ínédito, o poder público municipal nunca teve essas informações detalhadas, e agora nós sabemos quem são essas pessoas, aonde elas moram e o que elas fazem e que tipo de transporte elas usam para chegar aos seus locais de trabalho. Todas essas informações nos ajudarão a direcionar ações que possibilitem diginidade a todos os trabalhadores que contribuem no fortalecimento da nossa economia", destacou o prefeito.

São 4.172 empreendedores e suas famílias, e mais 250 empregados, totalizando 4.422 pessoas vivendo da renda gerada diretamente pelo comércio popular. "A gestão Allyson Bezzera é uma gestão pautada no conhecimento da realidade para direcionar as ações, e é com esse objetivo que realizamos esse levantamento, mostrar a realidade e ajudar o município no planejamento das ações", explicou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Franklin Filgueira.

0 Comentário(s)