Tamanho da fonte

 Agricultura
Quarta-feira - 16/06/2021

Vacinação da febre aftosa continua nesta quarta-feira em 8 comunidades rurais

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Wilson Moreno/PMM

A campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mossoró continua nesta quarta-feira, 16, em mais oito comunidades rurais do município. As localidades visitadas são Puxa Boi, Canto do Junco, Santa Helena, Arisco I e II, Lajedo, Oiticica e Florânea.

A terceira semana da vacinação teve início na última segunda-feira, 14. Ao todo, 233 animais foram vacinados nas comunidades de Colós, Sussuarana, P.A. Sussuarana, Piquiri, Barro Branco, Ingá, Bom Jesus, Passagem da Oiticica, Camurupim I e II, Passagem do Rio e Macambira. Na terça-feira, 15, um total de 67 animais das localidades do Rincão e Alto da Pelonha foram vacinados.

A última atualização da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) aponta que já foram vacinados 2.198 animais até o momento. A primeira semana teve 707 animais vacinados. A segunda imunizou 1.191 contra a doença e os dois primeiros dias da terceira semana de vacinação somam 300 animais vacinados.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no estado.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e que também pode se espalhar por consideráveis distâncias.

1ª SEMANA

terça-feira (01) – 300 animais vacinados

quarta-feira (02) – 171 animais vacinados

sexta-feira (04) – 236 animais vacinados

Total: 707 animais vacinados

2ª SEMANA

segunda-feira (07) – 283 animais vacinados

terça-feira (08) – 127 animais vacinados

quarta-feira (09) – 235 animais vacinados

quinta-feira (10) – 100 animais vacinados

sexta-feira (11) – 446 animais vacinados

3ª SEMANA

segunda-feira (14) – 233 animais vacinados

terça-feira (15) – 67 animais vacinados


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)