Tamanho da fonte

 Agricultura
Segunda-feira - 07/06/2021

Campanha de vacinação contra febre aftosa entra na segunda semana

Por: Edinaldo Moreno
Foto: Cedida

A campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mossoró entra em sua segunda semana nesta segunda-feira, 7. Ao todo, 11 comunidades rurais serão visitadas pelas duas equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

As comunidades visitadas serão Carmo, Alto Moura, Melancia, Passagem de Pedras, Umari, Jurema Seca, Espinheirinho, P.A Espinheirinho, Laginha e P.A Hipólito. A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possas ter acesso a linhas de créditos, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate animais e evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da Febre Aftosa.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no estado.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e que também pode se espalhar por consideráveis distâncias.

PRIMEIRA SEMANA

Levantamento da Secretaria de Agricultura mostra que foram vacinados 707 animais na primeira semana da campanha de vacinação contra a febra aftosa no município. Foram visitadas mais de 20 comunidades na semana passada.

De acordo com a Seadru, foram 300 animais vacinados na terça-feira passada, 1°, outros 171 no dia seguinte (quarta-feira, 2) e 236 no terceiro dia (sexta-feira, 4).


Podcast Mais Mossoró





Deixe seu comentário


0 Comentário(s)