Tamanho da fonte

Sexta-feira - 06/03/2020

SAMU recebe duas ambulâncias novas durante semana que comemora 15 anos de criação em Mossoró

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completou na última terça-feira (03) 15 anos de funcionamento em Mossoró. Para comemorar essa data representativa, o SAMU realizou uma solenidade reunindo a prefeita Rosalba Ciarlini, servidores, autoridades e secretários municipais para celebrar um trabalho que realizou cerca de 400 mil atendimentos ao longo dos 15 anos de história. A solenidade não atrapalhou os atendimentos do SAMU à população.

Marcando os seus 15 anos, o SAMU recebeu nesta sexta-feira (06) duas ambulâncias de emendas parlamentares do deputado Beto Rosado. As emendas foram no valor de R$ 330 mil na aquisição das ambulâncias tipo A, de suporte básico.

Na atual gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, o SAMU vem passando por uma reestruturação que está possibilitando mais qualidade, rapidez e humanização nos atendimentos dos mossoroenses. Ao longo dos pouco mais de três anos da atual gestão, o SAMU foi contemplado com seis ambulâncias de recursos federais resgatados e emendas parlamentares.

Ao assumir o executivo em 2017, a prefeita Rosalba Ciarlini encontrou o SAMU com apenas uma ambulância funcionando. Aos poucos, priorizando o SAMU e com um trabalho de responsabilidade, a Prefeitura de Mossoró conseguiu novas ambulâncias para melhorar as condições de funcionamento do serviço móvel.

"Hoje é um dia muito especial. Estamos reunidos para festejar os 15 anos do SAMU. Quem começou a implantar o SAMU em Mossoró foi eu no fim do meu terceiro mandato. Estava sendo lançado o programa e Mossoró tinha, naquela época, uma Central de Ambulâncias, com o SAMU ficamos mais estruturados. O SAMU é algo fundamental que salva vidas. Quem conhece, reconhece a dedicação e o esforço de todos que fazem o SAMU.", afirmou Rosalba Ciarlini durante seu discurso na sede do SAMU.

A prefeita ainda destacou toda a luta e apoio que teve do deputado Beto Rosado para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. "Fiquei muito triste quando voltei em 2017 e só encontrei uma ambulância. Fizemos uma reorganização, consertamos algumas, fomos ao Ministério da Saúde com apoio do deputado Beto Rosado. Também conseguimos emendas com ele e hoje estamos entregando duas novas ambulâncias, graças ao deputado Beto. Temos hoje 11 ambulâncias funcionando, oito estão nas ruas e três ficam de reservas.", concluiu Rosalba.

"Eu estou aqui há 11 anos e com muita felicidade o SAMU completa 15 anos e comemoramos essa data hoje. Durante toda a gestão da prefeita Rosalba Cialrini nós conseguimos o que nenhum outro gestor conseguiu. Foi na gestão de Rosalba que o SAMU conseguiu seis novas ambulâncias em pouco mais de três anos. Isso mostra a responsabilidade da prefeita e dos seus secretários de saúde como gestores que são precupados em ver o SAMU crescer. Os funcionários trabalham satisfeitos com isso. No ano passado eles receberam fardamento e EPI, uma coisa que não recebíamos desde que estou aqui. A população vai sentir essas novas viaturas, nosso atendimento vai melhorar. A gente só que salvar vidas e estamos aqui para isso.", afirmou o diretor do SAMU Dixon Fradik.

A secretária de Saúde Saudade Azevedo pontuou que ganha as novas ambulâncias não é só o SAMU, mas toda a cidade de Mossoró, porque vai ter atendimento mais rápido. "Não é um presente só para o SAMU. É um presente para toda a cidade de Mossoró. Quando a prefeita assumiu só tinha uma ambulância funcionando. Com a chegada dessas duas hoje, adquiridas por meio de emendas parlamentares do deputado Beto Rosado, o SAMU passa a dispor de mais ambulâncias que vão melhorar significativamente o tempo resposta de atendimento do SAMU."

Inaugurado na cidade em 3 de março de 2005, por meio de parceria fundamental da Prefeitura de Mossoró, o SAMU traz em sua trajetória milhares de histórias de salvamento de vidas no município e região. Em 2005, ano que o SAMU passou a funcionar na cidade, foram registrados 16.123 atendimentos juntos aos mossoroenses e região. Ao longo dos 15 anos, o SAMU Mossoró realizou quase 400 mil atendimentos (391.915).

Os vereadores Ozaniel Mesquita, Sandra Rosado e Emílio Ferreira e os secretários de Esporte, Aldo Gondim, e Agricultura, Jean Carlos, participaram da solenidade.

0 Comentário(s)