Confira íntegra do discurso de posse do prefeito Allyson

Discurso do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, na cerimônia de posse, na noite de sexta-feira (1º de janeiro de 2021), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado:

Boa noite, Mossoró!

A honra, a glória e o louvor ao nosso Deus.

Me permita quebrar aqui o protocolo, antes de saudar as autoridades.

Saudar o povo da cidade de Mossoró que me faz chegar até aqui.

Muito obrigado, meu povo.

Eu quero aqui cumprimentar as autoridades: excelentíssimo senhor presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim; meu vice-prefeito, Fernandinho; a senhora segunda-secretária, vereadora Marleide; o primeiro-secretário, vereador Marckuty da Maísa; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, dra. Bárbara Paloma; a reitora da UERN, Fátima Raquel e ao senhor Stênio, da CDL.

Eu quero aqui, nesse momento, cumprimentar o meu pai, José Américo da Silva. Cumprimentar a minha mãe, Maria das Neves da Silva. Cumprimentar meus irmãos que estão aqui: Max e Ana Elise. E a primeira-dama do município de Mossoró, minha esposa Cinthia Raquel.

Eu quero cumprimentar todos os secretários que nós escolhemos para essa grande missão. Eu quero cumprimentar toda a nossa equipe, que juntos trilhamos esse longo caminho até a chegada aqui. Muito obrigado.

Meus senhores, minhas senhoras,

Mossoró inicia hoje um novo tempo. Um tempo de esperança, transformação e avanços.

Vivemos um momento histórico: o povo, enfim, chega à Prefeitura de Mossoró, representado por um filho de agricultor, nascido e criado na zona rural, que vai representar cada um do povo da cidade de Mossoró na Prefeitura.

Hoje, tomamos posse como prefeito de Mossoró, a cidade mais importante do interior do Rio Grande do Norte e uma das principais da região nordeste do Brasil. O sentimento é de gratidão e de imensa responsabilidade. Ao povo mossoroense, muito obrigado pela confiança e por me fazer o prefeito mais jovem da história recente desta cidade.

Este momento coroa a vontade do povo mossoroense; vontade expressa na histórica eleição de 15 de novembro de 2020. Esta ocasião representa, também, a realização de um sonho. Sonho de servir ao meu povo; sonho de transformar vidas.

Sonho que foi abraçado por milhares de mossoroenses. Sonho iniciado ainda no sítio Chafariz, zona rural de Mossoró, onde eu tenho o maior orgulho e me sinto honrado em ter sido criado. Um menino filho de José e de Maria, que morava em uma casa de taipa e que onde estudou pela primeira vez, foi em uma creche também de barro; que trabalhava na roça para ajudar o seu pai; que para avançar os estudos enfrentava o sol e a poeira em cima de um pau de arara para estudar na cidade grande; que o seu primeiro emprego foi no comércio e que sempre estudou na escola e na universidade pública; e que sempre acreditou que a educação iria transformar a sua vida e de sua família.

Apesar de todas as dificuldades comuns a todas as famílias, pobres como a minha, e por sinal tenho o maior orgulho de ser filho e neto de famílias que são bem pobrezinhas, mas que são reconhecidas pela sua honestidade e pelo seu valor, sempre fui movido por desafios.

Sonhei, lutei, acreditei, me formei engenheiro, fiz mestrado, passei em um concurso aos 20 anos para ser servidor público federal, e logo em seguida fui eleito pelos meus colegas servidores da Ufersa para representá-los no sindicato, e vi, na política, a oportunidade de lutar por direitos e melhorar a vida das pessoas.

Em 2018, percorri todas as regiões do estado em uma campanha surpreendente. Tive a honra de ser eleito Deputado Estadual do Rio Grande do Norte para defender os interesses do povo na Assembleia Legislativa: a casa legislativa mais importante do Estado.

Em 2020, ousamos novamente, e atendendo a um chamado do povo, que estava desiludido, com décadas de gestões atrasadas, que parou no tempo, que não dava mais a resposta que o povo tanto precisava, decidimos topar o desafio de enfrentar uma eleição contra uma oligarquia. Decidimos ir contra o improvável, decidimos enfrentar o impossível.

Fizemos uma campanha linda e cada um de vocês participou disso. Campanha com os pés no chão, ao lado do povo, da dona de casa, do pai de família, do agricultor, do jovem e também da criança, que nos abraçava e que nos dava força para a gente seguir todo santo dia essa nossa caminhada. Ao lado daqueles que acreditaram na Mossoró das oportunidades, na Mossoró da educação transformadora e acessível a todos, na Mossoró que permite aos seus cidadãos ter acesso a serviços de saúde de vergonha.

Os mossoroenses que confiaram em nosso nome fizeram história e passaram a contar esse novo e importante capítulo a partir de hoje. Na Prefeitura, ao lado do meu vice-prefeito Fernandinho, seremos prefeito de todos os mais de 300 mil mossoroenses, que habitam essa terra boa e de um povo que sabe o que quer.

Meus amigos, minhas amigas mossoroenses,

Os desafios são imensos, mas a disposição para fazermos uma gestão eficiente e moderna é muito maior. Não tivemos a transição que precisávamos, não tivemos acesso aos documentos que eram importantes para esse início de gestão, e ainda estamos enfrentando a pandemia que nos impõe muitas dificuldades. Porém, não vamos nos desanimar diante dessas dificuldades. Pelo contrário: elas nos motivam. Temos coragem para enfrentar os problemas. E quero trazer à memória uma frase do ex-prefeito Rodolfo Fernandes, quando mandava uma carta ao Coronel Antônio Gurgel, em 1927, há 93 anos atrás, para que fosse lida para Lampião, que ameaçava invadir Mossoró, e assim disse na carta:

“Estamos dispostos a recebê-los na altura em que eles desejarem.”

E da mesma forma, digo a Mossoró, que vamos enfrentar todos os problemas, todos os desafios dos mossoroenses, que também passam a ser meus desafios. Vou cuidar do meu povo, assim como cuido dos meus pais e da minha família. Com o mesmo carinho, com a mesma força e com o mesmo vigor nós vamos cuidar do nosso povo.

Vamos fazer diferente, vamos tratar bem o nosso povo em todas as repartições públicas do município de Mossoró, com igualdade e respeito, sem diferenças. Vamos tratar a todos da mesma forma, com igualdade a todas as classes sociais. Vamos fazer da Prefeitura a casa do povo.

O dinheiro do povo será bem aplicado, teremos mais verba para a saúde, merenda escolar, obras, para a zona rural e educação. Nosso diálogo será sempre franco, aberto e verdadeiro com todos os setores da sociedade.

Aos vereadores e vereadoras, ao Parlamento Mossoroense, o nosso respeito. A nossa primazia de gestão será tratar todos com diálogo, tratar com respeito ao Judiciário, entendendo que os poderes são independentes e harmônicos entre si. Estaremos ao lado de organizações públicas e privadas, das instituições de ensino da nossa cidade, que eu tenho o grande orgulho de ter honrado para também formar o nosso secretariado. Aqui me dirijo às entidades de classe, associações, igrejas e a todas as esferas sociais do nosso município. Vamos trabalhar juntos e vamos construir juntos a história que a gente quer para Mossoró.

Da bancada federal do Rio Grande do Norte, queremos o apoio necessário para os grandes projetos de Mossoró. Projetos que serão grandes e que serão republicanos, com transparência para o povo ver e decidir quais são os melhores. Buscaremos parcerias administrativas com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Queremos a união em favor de Mossoró.

A Prefeitura estará unida com o povo, com os servidores públicos – que aqui eu peço toda atenção, para que eu como servidor público que sou, para que nós como servidores públicos que somos, possamos estar juntos –, os secretários, vice-prefeito e todos, zelando pela cidade de Mossoró. Juntos na missão de servir ao povo, com dedicação, com zelo para entregar à população de Mossoró o melhor dos serviços públicos de sua história.

Com fé em Deus e muito trabalho, vamos resgatar a autoestima dos mossoroenses e de Mossoró. Mossoró será a terra de oportunidades. Faremos, ao lado do povo, a nossa cidade que todos os mossoroenses desejam. Que permita a cada cidadão, que acorda cedo para trabalhar, sonhar com dias melhores para o nosso povo, para as nossas crianças, para os nossos jovens. Que a mulher aqui seja bem tratada, com respeito, com dignidade. Cuidar dos nossos idosos.

A cidade que cada um de nós, cada um de vocês que está aqui hoje, que está assistindo, a cada mossoroense, aquele mais simples, aquele mais humilde, aquele que está na periferia e aquele que está trabalhando: vamos juntos com muita força, com muita disposição. Porque hoje começa em Mossoró uma nova história, e essa história que a gente já construiu até aqui vamos continuar a construir para o povo da cidade de Mossoró.

Muito obrigado. Me sinto honrado de chegar à Prefeitura Municipal de Mossoró nesse histórico dia 1º de janeiro de 2021. Muito obrigado, e a Deus a honra, a glória e o louvor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*