#Novo Raio-X da UPA realiza mais de mil procedimentos por mês

• Novo Raio-X da UPA realiza mais de mil procedimentos por mês

Saulo Vale
    Fotografia: Gildo Bento
    | Saúde

O novo Raio-X, instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, já realiza uma média de 1.200 procedimentos por mês. O equipamento está disponível à população, em casos de urgência e emergência, e chegou à unidade em julho deste ano.

De acordo com José Gilberto, técnico que trabalha há mais de 30 anos com Raio-X, a máquina é uma das mais modernas da cidade e garante agilidade e humanização no atendimento. “É um equipamento 100% digital, que melhorou muito o trabalho da gente. O atendimento ficou mais rápido, sem precisar de papel e outros materiais de expedientes, como o equipamento antigo exigia”, expica o profissional.

Beneficiado com o atendimento do novo Raio-x, o paciente José Alves de Souza elogiou. “Fui atendido muito rápido e saí daqui com um CD, sem precisar do papel. Fiquei surpreendido com a agilidade e com essa tecnologia”, afirma. O Município investiu quase R$ 300 mil na nova máquina.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, afirma que o novo aparelho ajuda a desafogar a demanda de Raio-X do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). “Os aparelhos antigos quebravam com frequência e causavam transtornos à população, que muitas vezes procurava pelo serviço e não encontrava. Isso ajuda a desafogar também a demanda do HRTM. Fizemos uma licitação e adquirimos um dos aparelhos mais modernos do município, humanizando o atendimento e melhorando a qualidade do trabalho dos profissionais”, conclui.