#Programa Justiça e Escola chega ao Raimundo Fernandes

Secom
    Fotografia: Secom
    | Educação, Cultura, Esporte e Lazer

A Escola Municipal Raimundo Fernandes, no Bairro Santo Antônio, vai sediar nos dias 18 e 19, das 7h às 17h, a edição 2017 do Programa Justiça e Escola. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte implantou o Programa Justiça e Escola em 2007, com o objetivo de aproximar o Judiciário da comunidade e prevenir conflitos no âmbito escolar. O programa é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e dos municípios.

A proposta é conscientizar pais, alunos, educadores e a comunidade em geral sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los, promovendo, através de palestras ministradas nas escolas, esclarecimentos sobre questões relativas à cidadania, à ética, à justiça e aos caminhos do Judiciário.

As palestras são ministradas pelos magistrados, servidores do Judiciário e parceiros, com temas como: Noções básicas sobre a estrutura e o funcionamento do poder Judiciário Estadual, Código de defesa do Consumidor, Direitos e Deveres Básicos do Cidadão, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Violência Doméstica, Drogas, Bullying, entre outros.

Em Mossoró serão capacitados 120 Profissionais da Educação, sendo: supervisores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, e professores do 4º ano, da Rede Municipal de Ensino, através de ações formativas para tornarem-se multiplicadores da metodologia utilizada em “O Caráter Conta”, base do Programa Justiça e Escola, e que se fundamenta na educação elencada em valores necessários à formação ética do cidadão.

A formação e a disseminação de valores são inerentes à família e à escola, buscando em cada educador, como cidadão, o comprometimento em defesa do respeito, da solidariedade, da ética, da cordialidade e da dignidade.