#Conferência Regional debate políticas voltadas para a saúde da mulher

• Conferência Regional debate políticas voltadas para a saúde da mulher

Secom
    Fotografia: Luciano Lellys
    | Saúde

Representantes de 14 municípios da região se reuniram nesta sexta-feira, 19, na Conferência Regional da Saúde da Mulher. O encontro, realizado no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), objetiva propor diretrizes para a Política Municipal e Regional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

A Conferência Regional teve como tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade na Equidade”. A prefeita Rosalba Ciarlini enfatizou a importância da discussão de políticas públicas de saúde voltadas para mulher. "A experiência compartilhada durante a conferência é fundamental para formar uma rede de atendimento e prevenção da saúde da mulher", destaca.

O secretário Benjamin Bento ressalta que é indispensável otimizar as políticas públicas voltadas para saúde da mulher. “Precisamos unir forças para construir uma política efetiva, fortalecida, que venha a garantir toda a assistência necessária às mulheres que buscam pelos serviços de saúde”, frisa.

Ao longo do dia, foram realizados debates sobre eixos temáticos relacionados à saúde da mulher. “Foram quatro grupos de debates, onde ao final das discussões foram apresentadas propostas de cada grupo”, informa o presidente da Comissão Municipal de Saúde de Mossoró, Gilberto Pedro.

Segundo Gilberto Pedro, a Conferência Regional teve o intuito de elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações da política de atenção à saúde da mulher. Além disso, o encontro é preparatório para as Conferências Estadual e Nacional da Saúde da Mulher, que serão realizadas posteriormente.