#Ação beneficia mais de 300 pessoas na UBS do Liberdade I

  • Ação beneficia mais de 300 pessoas na UBS do Liberdade I

    Monalisa Cardoso
    Fotografia: Carlos Costa
    | Saúde

    Mais de 300 pessoas foram beneficiadas hoje, 17, com uma multiação de saúde realizada na Unidade Básica Francisco Pereira de Azevedo, no bairro Liberdade I. A ação teve o objetivo de detectar previamente casos de diabetes, além de orientações sobre alimentação saudável e testes para detectar outras doenças.

    De acordo com a enfermeira da Unidade, Herbene Fernandes, a ação teve o objetivo de buscar novos casos de diabetes, além de passar orientação para aqueles que já sabem que possuem a doença. “Fizemos testes de glicemia e orientação sobre alimentação saudável e adequada para os diabéticos ou para os pré-diabéticos”, explicou.

    As equipes também realizaram testes rápidos de detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/AIDS), atualização do Cartão Sus e do Cartão de Vacinação de adultos e crianças, degustação de alimentos saudáveis e sorteio de brindes.

    A dona de casa Madalena Buriti esteve na Unidade ouvindo orientações sobre o diabetes. “Tenho diabetes, mas confesso que às vezes descuido. Uma ação como essa serve para mim de alerta, sobre os cuidados com a alimentação que eu tenho que ter todos os dias”, disse.

    A última ação neste sentido na Unidade aconteceu há mais de dois anos. “O índice de diabéticos que atendemos aqui na Unidade é alto, então é importante que ações como esta aconteçam periodicamente”, concluiu Herbene Fernandes.