#Grupos de combate ao tabagismo iniciam atividades nas UBSs

  • Grupos de combate ao tabagismo iniciam atividades nas UBSs

    Monalisa Cardoso
    Fotografia: Cedida
    | Saúde

    Nesta semana foram abertas as atividades dos grupos de fumantes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os encontros são realizados através da orientação de uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, fisioterapeuta e médico.

    A primeira semana foi bem avaliada, de acordo com o farmacêutico Saul Azevedo. “Atendeu nossas expectativas.   A primeira coisa é querer parar e não ir porque alguém o empurrou, mas sim por vontade própria”, disse.

    Segundo ele, a equipe conta com a cooperação dos agentes comunitários de saúde, que fazem a divulgação dos encontros na respectiva Unidade Básica. “Pedimos a cooperação dos agentes comunitários de saúde para divulgarem sobre o início de um novo grupo aos moradores as áreas de abrangência de cada um. E ninguém melhor que os agentes para identificar e convidar os fumantes”, continuou.           

    Saul Azevedo se disse satisfeito com os primeiros encontros. “Neste último tivemos 30 participantes. A tendência é ir diminuindo com o passar das sessões, que são cinco ao todo. Alguns vão desistindo no meio do caminho, não é fácil parar. Vejo muitos problemas sociais que interferem diretamente nesse hábito. Mesmo com isso, percebemos o apoio da UBS como um todo na torcida para que cada um largue esse vício. Há um grande envolvimento. Em todos os nossos grupos, tivemos pelo menos uma pessoa que parou de fumar, gostaríamos que mais pessoas conseguissem, mas qualquer número é válido”, concluiu.