#Cras Barrocas é reativado e entregue à população

• Cras Barrocas é reativado e entregue à população

Monalisa Cardoso
    Fotografia: Carlos Costa
    | Desenvolvimento Social e Juventude

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro Barrocas foi entregue hoje, 14, à população após reconstrução e reativação. A cerimônia de reinauguração aconteceu com a presença da prefeita Rosalba Ciarlini, da secretária do Desenvolvimento Social, Lorena Ciarlini, dos vereadores Alex Moacir e Aline Couto, demais secretários e representantes da população local.

O prédio devolvido à população do Bairro Barrocas passou por pintura geral, reboco, revisão geral do telhado, inspeção de esgotos, instalação de ar condicionados, revisão de esquadrias metálicas, limpeza geral, entre outros serviços.

A coordenadora do Cras Barrocas, Silvana Carvalho, explicou que o local trabalha o Programa de Integração da Família (PAIF), serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. “No momento atendemos 300 famílias, mas com reforma a procura já tem aumentado bastante. São crianças a partir de 6 anos, jovens, adultos e idosos, que são acolhidos com atividades lúdicas, recreação, esportes, cultura e muito mais”, disse.

Os serviços serão desenvolvidos por uma equipe com diversos profissionais de nível superior, como: assistentes sociais, pedagogo, psicólogo, entre outros.

O CRAS é a porta inicial para os serviços da assistência social, possibilitando ainda a inscrição no Cadastro Único.

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini destacou que todo o município passa por um momento de reorganização. “Hoje é um dia de festa para nós. No início do ano estivemos aqui e vimos como estava a situação deste prédio, assim como os demais. Encontramos serviços parados, equipes desmotivadas. Hoje temos um local reformado, confortável, pessoas engajadas e comprometidas com os serviços que devem ser prestados à população”, afirmou.

Segundo Lorena, outros cinco equipamentos sociais também estão passando pela reestruturação física e reforma geral. “Outros que também estão necessitando são alugados, é mais complicado, mas nossa meta é que até o final deste ano dez equipamentos passem por reforma”, continuou.

O vereador Alex Moacir ressaltou que a prefeita Rosalba Ciarlini é uma pessoa comprometida com a cidade. “Todos estão de parabéns pelo comprometimento com a população, a prefeita e os servidores da Assistência Social”.

A prefeita Rosalba Ciarlini afirmou que tudo que for feito para melhorar os serviços à população é válido. “Não é só abrir o prédio, mas dar condições de trabalho e de assistência à população. O trabalho que essa equipe faz tem valor inestimável”, concluiu.